domingo, 23 de novembro de 2008

Sugestões Liturgicas para o mês de Dezembro


Advento 2008: “A Palavra se fez carne e habitou entre nós!”.
Campanha para a Evangelização: “Acolhamos o Príncipe da paz”
Essa campanha, além de estar em perfeita harmonia com o espírito do tempo do advento, tem também a finalidade de angariar fundos que garantam a continuidade da obra evangelizadora em nosso país. É importante termos sempre em mente o fato de que, somente por meio do trabalho evangelizador, poderemos levar todas as pessoas a celebrar conscientemente o mistério do natal!

1º Domingo do Advento
29-30 de Novembro de 2008

Leituras: Isaias 63; Salmo 79(80); I Cor. 1 ;
Marcos 13, 33-37 (Parábola do homem que pede vigilância).

A vossa libertação está próxima!
Mais um final de ano se aproxima. Como comunidade cristã iniciamos hoje nosso tempo de preparação para o Natal; a esse tempo chamamos Advento: tempo de espera, de expectativa e de esperança. Como nos aproximamos também do final do ano civil, o Advento torna-se um tempo propicio para fazermos um balanço e retomarmos o nosso compromisso com o projeto de Deus.

Sugestões para a Celebração:

- O ensaio dos cantos com a assembléia ajuda a criar um clima alegre e orante para a celebração, além de ser uma forma de o povo aprender os cantos e assim participar melhor da celebração.
- Os instrumentos musicais devem ser usados com a moderação própria deste tempo, de modo a não antecipar a plena alegria do Natal do Senhor. O mesmo vale para as ornamentações com flores: Discrição e moderação expressando o tempo de espera por algo bom que vai chegar. A cor roxa expressa exatamente isso.
- A coroa do Advento pode ser posta próximo do altar ou do ambão, mas não deve “roubar a cena”, ou seja, deve ser discreta. É acesa uma vela a cada domingo e elas poder ser de cores diferentes (Roxo, Verde, Vermelho e Branca: Acendidas nessa ordem de cores). A vela pode vir junto com a procissão de entrada. Estão presentes na coroa do Advento três simbologias significativas: A luz como salvação, o verde como a vida que esperamos e a forma arredondada como símbolo da eternidade.
- Como ritual de penitencia podem ser feitas celebrações penitenciais (fora da celebração da Palavra) como, por exemplo, a Via-Sacra. Essas celebrações ajudam a educar a consciência dos fiéis a buscar o perdão não apenas no sacramento da confissão (especialmente recomendado para esse tempo), mas também na oração da Igreja.

Lembrete importante: Ornamentar a Igreja com muitas flores, pisca-pisca, arvore de natal etc., no tempo do Advento não fica bem! Não entremos na onda consumista própria desse tempo de festas natalinas e evitemos enfeitar a Igreja com motivos natalinos já no advento. Deixemos o advento ser advento e o natal ser natal. Enfeites natalinos dentro da Igreja só quando o natal chegar!
Obs.: O presépio pode ser montado aos poucos, por exemplo, no 1º domingo preparar o local, no 2º colocar os animais, no 3º os personagens, etc. deixando o menino Jesus para a noite do dia 24 para o dia 25.


2º Domingo do Advento
06-07 de Dezembro de 2008

Leituras: Isaias 40; Salmo 84(85); II Pedro 3 ;
Marcos 1, 1-8. (Genealogia de Jesus).

Todas as pessoas verão a salvação de Deus !
A segunda vela que acendemos na coroa do Advento nos ilumina e ajuda a perceber que estamos a caminho, peregrinando a um futuro bom que nos espera. Mas até lá, temos ainda muito que fazer, pois estamos caminhando em meio a um mundo de muitas contradições e injustiças, entretanto temos também que aprender a ver no mundo os sinais de vida. João Batista, a quem somos convidados a olhar neste domingo, foi um grande sinal que nos indicou a vida plena, ou seja, Cristo, o Cordeiro salvador.

Sugestões para a Celebração:

- Acender a segunda vela do advento.
- Se possível lembra a figura de João Batista com um cartaz com sua imagem, ou com seu nome, ou ainda com uma frase dita por ele.
- No inicio da celebração seria bom que se fizesse uma recordação da vida, trazendo à memória os sinais de vida e de morte, de justiça e de injustiças deste ano na nossa comunidade, cidade ou país.

Lembretes: Amanhã dia 8 de dezembro solenidade da Imaculada Conceição, padroeira de nossa Diocese.
Lembrar ainda o sentido da coleta nacional da campanha para a evangelização (vide introdução acima) e distribuir os envelopes para serem entregues no ofertório do próximo domingo.

3º Domingo do Advento
13-14 de Dezembro de 2008
Domingo Gaudete (alegrai-vos)

Leituras: Isaias 61; Cântico do Magnificat (Lucas 1, 46-54); I Tessalonicenses 5;
João 1, 6-8. 19-28 (Prólogo. Diferença entre João e Jesus).

Que devemos fazer?
A terceira vela que acendemos na coroa do Advento nos faz sentir que já percorremos um bom caminho de preparação para a vinda do Senhor. A grande festa se aproxima, por isso este domingo é chamado “Domingo da alegria” por causa do prazer que começamos sentir devido a proximidade do Natal. Mas como sentir alegria em um mundo com tantas tristezas, dores, escândalos, corrupção, violência, fome, etc.? O importante é lembrar que nossa alegria não é simples festa, diversão ou euforia. É a alegria da certeza de que o Reino de Deus está no meio de nós.

Sugestões para a Celebração:

- Acender a terceira vela do advento.
- Por ser este um dia de esperançosa alegria sugere-se que se usem paramentos com cores rosadas.
- Toda a celebração deve ser marcada por um toque de esperança e alegria, por isso seria recomendável expressar isso desde o início da celebração. Por exemplo, nos ritos iniciais, as pessoas podem saudar umas às outras com um cumprimento fraterno como um abraço e um desejo de boa tarde ou boa noite etc.
- As recomendações quanto a ornamentação do espaço celebrativo e quanto aos cânticos continuam valendo para este domingo. A única diferença é quanto a cor litúrgica.

Lembrete: neste terceiro domingo do advento realiza-se a coleta nacional para a evangelização.
Lembrar da importância da novena de preparação para o natal e os dias e locais determinados.

Obs.: O nome Gaudete (alegrai-vos) vem da antífona de entrada, tirada de Fl 4,4.5b: “Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo eu vos digo: alegrai-vos! Pois o Senhor está perto”.


4º Domingo do Advento
20-21 de Dezembro de 2008

Leituras: II Samuel 2; Salmo 88 (89); Romanos 16;
Lucas 1, 26-38.(Anunciação do anjo à Maria).

Bendito o fruto do teu ventre!
É o 4º domingo do Advento. Neste domingo, já se forma um clima de expectativa e preparação final para o Natal. Estamos reunidos com Maria, a “mulher cheia de graça”. Com Maria ouvimos a Palavra e com ela celebramos a Eucaristia que é memória da Páscoa de Jesus. Se não fosse a Páscoa o Natal não seria tão importante para nós. Nem mesmo Maria seria tão importante para a humanidade. Como mãe do salvador ela é também nossa mãe, por isso somos convidados, neste 4º domingo do Advento, a olhar com carinho para ela.

Sugestões para a Celebração:

- Acender de uma forma especial a quarta vela do advento, por exemplo, uma gestante, ou uma criança vestida de anjo, ou ainda uma jovem vestida de Maria pode acender a vela.
- A liturgia da palavra seja muito bem preparada e proclamada, pois através de escuta da Palavra, nós nos deixamos “engravidar” pela novidade trazida pelo mistério da encarnação.
- No final da celebração, lembrando a gravidez de Maria pode-se dar uma benção especial às gestantes presentes na celebração.
- O presépio já deve estar quase totalmente pronto, só faltando o menino Jesus. Ele deve ser simples como foi simples e pobre a manjedoura de Jesus. Se houver arvore de natal podem-se colocar nela símbolos que representem nossos sonhos e esperanças.

Lembretes: Avisar sobre o horário da celebração de natal na matriz.



Sagrada Família
27-28 de Dezembro de 2008

Leituras: Eclesiástico 3; Salmo 127 (128); Colossenses 3;
Lucas 2, 22.39-40.(Simeão e Ana).

Meus olhos viram a tua salvação!
A festa que hoje celebramos leva-nos a contemplar a família de Jesus e, nela, a nossa família e todas as famílias cristãs. Nosso salvador nasceu numa família justamente para valorizar e dignificar esta pequena comunidade humana. Ao olharmos a família de Nazaré encontramos os elementos que inspiram a constituição de nossas comunidades familiares: amor, respeito, humildade, paciência, compreensão mutua, doação, perdão entre outros.

Sugestões para a Celebração:

- No dia de hoje dar especial destaque à família. Na procissão de entrada uma família pode trazer as imagens de Jesus, Maria e José e recoloca-las no presépio ou em um lugar de destaque previamente preparado.
- Convidar as famílias para exercerem diferentes ministérios: uma família pode participar da procissão de entrada, outra pode proclamar as leituras, outra as preces, outra ajuda no ofertório etc.
- Pode-se preparar uma mensagem final e/ou uma homenagem às famílias, como cantar a oração da família do Pe. Zezinho.

Nenhum comentário: