quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Sugestoes Liturgicas para o mes de Janeiro de 2009

Santa Maria Mãe de Deus
1 de Janeiro 2009

Leituras: Números 6; Salmo 66(67); Gálatas 4;
Lucas 2, 16-21 (Os pastores e os anjos).

Deu ao mundo a luz eterna!
Ao completar-se a oitava de natal, hoje somos chamados ao encontro com Jesus, através de Maria, a “cheia de graça”. Em nossas comunidades sua forte presença tem enriquecido e continuará enriquecendo a dimensão materna da Igreja. Hoje é o dia mundial de oração pela paz e o início do ano civil; rezemos para que a paz que emana de Cristo seja derramada sobre todos nós nesse ano que se inicia!

Sugestões para a Celebração:

- O ensaio dos cantos com a assembléia ajuda a criar um clima alegre e orante para a celebração, além de ser uma forma de o povo aprender os cantos e assim participar melhor da celebração.
- Trazer na procissão de entrada e colocar próximo ao altar uma imagem ou um ícone de Maria com o menino Jesus.
- Por ser o Dia Universal da Paz o abraço da paz pode ser dado no início da celebração.
- A cor litúrgica de hoje é o branco, cor que também é símbolo da paz; por isso essa cor deve ornamentar todo o espaço litúrgico.
- As crianças vestidas de branco pode fazer uma coreografia em torno da bandeira branca da paz no final da celebração ou no ofertório.
- Ao final da celebração motivar a assembléia desejarem uns aos outros os votos de um santo e abençoado ano novo.



Epifania
4 de Janeiro 2009

Leituras: Isaias 60; Salmo 71(72); Efésios 3;
Mateus 2, 1-12 (Belém, os magos e a estrela).

Nós vimos sua estrela
A festa da epifania enfoca a manifestação do Senhor. Essa palavra de origem grega significa o ato de dar a conhecer, de revelar, de pronunciar publicamente. A centralidade dessa festa, portanto, está em Jesus e não nos reis magos. Apesar de essa festa ser conhecida popularmente como “festa dos reis”, esses personagens foram somente instrumentos de Deus para mostrar ao mundo que seu Filho amado veio trazer a salvação a todos os povos.

Sugestões para a Celebração:

- Dar destaque aos seguintes símbolos: os magos, o ouro, incenso e a mirra; e principalmente a estrela, que pode ser colocada próxima ao ambão da Palavra.
- No início da celebração destacar que hoje Jesus manifestou-se a todas as nações, povos, e “gentes” e nomear as diversas etnias que participam da comunidade.
- Valorizar as etnias que constituem a comunidade e isso pode ser feito convidando representantes das mais diversas etnias para proclamar as leituras, para a procissão do ofertório, etc.
- Pode-se fazer um presépio vivo com os magos em algum momento da celebração.
- Três crianças vestidas de reis magos podem trazer as ofertas para o altar.
- Ao final da celebração tem-se o costume de anunciar as solenidades e festas moveis do ano litúrgico.



Batismo do Senhor
11 de Janeiro 2009

Leituras: Isaias 42; Salmo 28(29); Atos 10;
Marcos 1, 7-11 (João batiza Jesus no rio Jordão).

Viu o céu se abrindo e o Espírito descendo sobre Ele.
A celebração de hoje nos conduz ao Batismo de Jesus e com essa festa encerra-se o ciclo do Natal. Nessa solenidade o Espírito Santo desce sobre Jesus que ouve a vos do Pai; por isso dizemos que esse acontecimento evidencia nosso Deus uno e trino. O batismo de Jesus também nos remete a considerar o nosso próprio batismo. Que essa festa impulsione nosso Espírito ao discipulado para que sejamos missionários do Filho amado do Pai.

Sugestões para a Celebração:

- No ambiente celebrativo colocar alguns símbolos do batismo como a pia batismal, a água, o óleo, a vela, a veste branca, etc.
- Na procissão de entrada vai um cartaz com uma pomba e os setes dons do Espírito Santo.
- Pode ser feito o ato penitencial por aspersão.
- Rezar o creio niceno-constantinopolitano e em seguida renovar as promessas batismais com as velas acesas em mãos.



2º Domingo do Tempo Comum – Ano B
18 de Janeiro 2009

Leituras: I Samuel 3; Salmo 39(40); I Coríntios 6;
João 1, 35-42 (Mestre onde moras? Vide ver!).

Tu me chamaste, aqui estou.
O Tempo Comum tem como centralidade o encontro com Jesus e todo encontro tem suas singularidades que repercutem em nossas vidas deixando marcas. Após o encontro com Jesus ocorre uma transformação nas pessoas e elas se tornam discípulas missionárias. A experiência com o mestre inunda os apóstolos de tal forma que os faz desejar que muitos outros também o sigam. Deixemos que o espírito missionário de nossa Igreja também possa guiar nossos passos no caminho do Mestre.

Sugestões para a Celebração:

- Citar exemplos de pessoas que ouviram o chamado de Deus e dedicam suas vidas a Deus e ao próximo e aproveitar para lembrar os ministérios que existem na comunidade e que precisam de gente de boa vontade.
- A primeira leitura de hoje pode ser encenada por uma criança ou jovem.
- As preces da comunidade pode enfatizar a suplica ao Senhor pelo fortalecimento do discipulado na comunidade.
- A aclamação ao evangelho faz parte do rito da celebração, por isso deve ocorrer como se encontra no Lecionário, podendo ser cantada com uma melodia fácil para toda a comunidade.
- É recomendável que o canto de comunhão retome a mensagem do evangelho: “O canto de comunhão, que pode retomar o Evangelho do dia, garante a unidade das mesas da palavra e da eucaristia. Cantos de cunho individualista ou temático não expressam a densidade desse momento” (Guia Litúrgico Pastoral).



3º Domingo do Tempo Comum
25 de Janeiro 2009
MISSA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO APÓSTOLO.

Leituras: Atos 22; Salmo 116(117); I Coríntios 7;
Marcos 16, 15-18 (Ide a anunciai!).

Tu me chamaste, aqui estou.
O Tempo Comum tem como centralidade o encontro com Jesus e todo encontro tem suas singularidades que repercutem em nossas vidas deixando marcas. Após o encontro com Jesus ocorre uma transformação nas pessoas e elas se tornam discípulas missionárias. A experiência com o mestre inunda os apóstolos de tal forma que os faz desejar que muitos outros também o sigam. Deixemos que o espírito missionário de nossa Igreja também possa guiar nossos passos no caminho do Mestre.

Sugestões para a Celebração:

- Enquanto as pessoas vão chegando pode-se cantar suavemente o Hino da Caridade (ICor. 13), há várias versões para esse hino, escolher o mais apropriado ao contexto da comunidade.
- Lembrar que estamos celebrando o Ano Paulino.
- Na procissão de entrada alguém que se chama Paulo, Paula, Paulina, entre outros, pode trazer uma imagem ou um cartaz do apóstolo Paulo e colocar no presbitério. Lembrando que tudo o que for colocado no presbitério não deve sobressair-se ao altar e ao ambão.
- O ato penitencial seja bem preparado, com um forte apelo à mudança de vida, à conversão, que deve ser uma atitude constante para o Cristão.
- Fazer a profissão de fé niceno-constantinopolitano.
- Ao final fazer um envio missionário.
- As preces da comunidade pode enfatizar a suplica ao Senhor pelo fortalecimento do discipulado na comunidade.
- A aclamação ao evangelho faz parte do rito da celebração, por isso deve ocorrer como se encontra no Lecionário, podendo ser cantada com uma melodia fácil para toda a comunidade.

Nenhum comentário: