sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Roterio para Celebração das exequias

Em nome do Pai...

Nós nos reunimos neste momento por causa de nossa fé na ressurreição de Jesus. Estamos reunidos para rezar por N., que terminou sua caminhada na terra.
Com nossas preces suplicamos ao Senhor sua misericórdia por este(a) nosso(a) irmão(ã). Que o Senhor venha em seu auxilio e lhe conceda a paz eterna.

Rezemos com fé e esperança o salmo 22:
- O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.
Ele me leva até águas tranqüilas e refaz as minhas forças. Pelos bons caminhos me conduz, por amor de seu nome. Ainda que eu passe pelo vale da morte, nenhum mal temerei, pois estais comigo. Vosso bastão e vosso cajado me dão segurança.
- O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.
Preparais a mesa para mim na presença do inimigo, sobre minha cabeça derramai perfume e minha taça me enche de alegria. Graça e amor me acompanham todos os dias de minha vida e habitarei na casa do Senhor enquanto durarem os meus dias.
- O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

Oração: Ouvi, ó Pai, as nossas preces e sede misericordioso para com o(a) vosso(a) servo(a) N., que chamastes deste mundo. Concedei-lhe a luz e a paz no convívio dos vossos santos e santas. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Ouçamos com atenção as palavras do evangelho de nosso Senhor Jesus. C. segundo...
- João 11, 25-27: Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, não morrerá para sempre”.
- João 12, 24-25: Eu garanto a vocês: se o grão de trigo não cai na terra e não morre, fica sozinho. Mas se morre, produz muito fruto. Quem tem apego à sua vida, vai perdê-la; quem despreza a sua vida neste mundo, vai conservá-la para a vida eterna.
- João 6, 40: Esta é a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele acredita, tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.


Preces dos fiéis.

Rezemos com toda a Igreja por este(a) nosso(a) irmão(ã), para que alcance a bondade e a misericórdia do Pai. Nossa resposta será:
Nós vos pedimos, Senhor.
- Vós que chorastes sobre Lázaro, enxugai as nossas lágrimas.
- Vós que ressuscitastes os mortos, daí a vida eterna a este(a) nosso(a) irmão(ã).
- Vós que prometestes o paraíso ao bom ladrão arrependido, recebei no céu este(a) nosso(a) irmão(ã).
- Fortalecei, pela consolação da fé e pela esperança na vida eterna, a família entristecida, e receba também o apoio da família e da comunidade cristã.
Acolhei, Senhor, nosso Deus, as preces que vos fizemos e, em vossa misericórdia, ajudai-nos a viver conforme vossa vontade. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Encomendação.

Deus chamou para si o(a) nosso(a) irmão(ã) N., e nós entregamos seu corpo à terra de onde veio. Mas Cristo, que ressurgiu dos mortos, o transformará num corpo glorificado, como o seu. Recomendamos, pois, conforme nossa fé cristã, este(a) nosso(a) irmão(ã), para que Jesus o(a) receba em sua paz e lhe conceda a ressurreição do corpo no último dia.

Neste momento o corpo pode ser aspergido com água benta.

Oração: Recebei, ó Pai, N. que tanto amastes nesta vida. Em vossa misericórdia, concedei-lhe o perdão de suas faltas, e alcance hoje o repouso eterno, onde não há mais dor, mas a paz e a alegria para sempre. Por Cristo, nosso Senhor.

Rezemos com amor e confiança a oração que Jesus nos ensinou: Pai nosso...

- Dai-lhe, Senhor, a felicidade eterna!
- E brilhe para ele(a) a vossa luz!

Salve Rainha, mãe de misericórdia...

3 comentários:

PJRIBEIRO disse...

É UMA BOA INCIATIVA; E MUITO PRATICO PARA QUEM NAO TEM ACESSO A CERTOS LIVROS LITURGICOS OU PRECISA URGENTE DE UM RECURSO: PARABENS PELA INICIATIVA:

Suelly disse...

Oi canteli

adorei seu blog....Parabéns


abraços fraternos

Anônimo disse...

Boa tarde Amigo!!!Sou Ministra da Eucaristia e tbm das exéquias. Gostei muito desta celebração q vc postou. Poderia postar outras? As nossas aqui já estão meio que repetitivas.Obrigado, Deus o abençoe sempre. Margarete