sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Oficio da Imaculada Conceiçao

OFÍCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO


Deus vos salve,/ Virgem, filha de Deus Pai!
Deus vos salve,/ Virgem, mãe de Deus Filho!
Deus vos salve,/ Virgem, esposa do Espírito Santo!
Deus vos salve,/ Virgem, sacrário da Santíssima Trindade!

Agora, lábios meus,/ dizei e anunciai/ os grandes louvores/ da Virgem Mãe de Deus.

Sede em meu favor,/ Virgem soberana,/ livrai-me do inimigo/ com vosso valor.
Glória seja ao Pai,/ ao Filho e ao Amor também,/ que é um só Deus/ em pessoas três, agora e sempre/ e sem fim. Amém.

Deus vos salve, Virgem/ Senhora do mundo,/ rainha dos céus/ e das virgens, virgem.
Estrela da manhã,/ Deus vos salve, cheia/ de graça divina,/ formosa e louçã.
Daí pressa, Senhora/ em favor do mundo,/ pois vos reconhece/ como defensora.
Deus vos nomeou/ desde a eternidade/ para mãe do Verbo/ com o qual criou
Terra, mar e céus./ e vos escolheu,/ quando Adão pecou,/ por esposa de Deus.
Deus a escolheu/ e, já muito antes,/ em seu tabernáculo/ morada lhe deu.
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração./ toquem vosso peito/ os clamores meus.

ORAÇÃO
Santa Maria, rainha dos céus,/ mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo,/ que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais,/ ponde, Senhora, em mim os olhos de vossa piedade/ e alcançai-me de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados,/ para que eu,/ que agora venero com devoção vossa Santa e Imaculada Conceição,/ mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança,/ pelo merecimento de vosso benditíssimo filho Jesus Cristo, nosso Senhor,/ que, com o Pai e o Espírito Santo,/ vive e reina para sempre. Amém.

Sede em meu favor ...
Deus vos salve, mesa/ para Deus ornada,/ coluna sagrada,/ de grande firmeza.
Casa dedicada/ a Deus sempiterno/ sempre preservada,/ virgem do pecado.
Antes que nascida,/ fostes, Virgem Santa,/ no ventre ditoso/ de Ana concebida.
Sois mãe criadora/ dos mortais viventes./ sois dos santos porta,/ dos anjos, Senhora.
Sois forte esquadrão/ contra o inimigo./ estrela de Jacó,/ refugio do cristão.
A Virgem criou,/ Deus, no Espírito Santo,/ e todas as suas obras,/ com ela as ornou.
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração./ toquem vosso peito/ os clamores meus.

ORAÇÃO

Sede em meu favor...
Deus vos salve, trono/ do grão Salomão,/ arca do concerto,/ velo de Gedeão,
Íris do céu clara,/ sarça da visão,/ favo de Sansão/ florescente vara,
A qual escolheu/ para ser mãe sua,/ e de vós nasceu/ o filho de Deus.
Assim vos livrou/ da culpa original./ de nenhum pecado/ há em vós sinal.
Vós que habitais/ lá nas alturas,/ e tendes vosso trono/ sobre as nuvens puras,
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração./ toquem vosso peito/ os clamores meus.


ORAÇÃO

Santa Maria, rainha dos céus,/ mãe de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo,/ que a nenhum pecador desamparais e nem desprezais,/ ponde, Senhora, em mim os olhos de vossa piedade/ e alcançai-me de vosso amado filho o perdão de todos os meus pecados,/ para que eu,/ que agora venero com devoção vossa Santa e Imaculada Conceição,/ mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança,/ pelo merecimento de vosso benditíssimo filho Jesus Cristo, nosso Senhor,/ que, com o Pai e o Espírito Santo,/ vive e reina para sempre. Amém.

Sede em meu favor...
Deus vos salve, Virgem,/ da Trindade templo,/ alegria dos anjos,/ da pureza exemplo.
Que alegrais os tristes/ com vossa clemência,/ horto de deleites,/ palma de paciência.
Sois da terra bendita/ e sacerdotal./ sois da castidade/ símbolo real.
Cidade do Altíssimo,/ porta oriental./ sois a mesma graça,/ Virgem singular.
Qual lírio cheiroso/ entre espinhas duras/ tal sois vós, Senhora,/ entre as criaturas.
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração/ toquem vosso peito/ os clamores meus.

ORAÇÃO

Sede em meu favor...
Deus vos salve, cidade,/ de torres guarnecida,/ de Davi com armas/ bem fortalecida.
De suma caridade/ sempre abrasada./ do dragão a força/ foi por vós prostrada.
Ó mulher tão forte!/ ó invicta Judite!/ que vós alentastes/ o sumo Davi!
Do Egito o curador/ de Raquel nasceu,/ do mundo o Salvador/ Maria no-lo deu.
Toda é formosa/ minha companheira;/ nela não há macula/ da culpa primeira.
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração./ toquem vosso peito/ os clamores meus.

ORAÇÃO

Sede em meu favor...
Deus vos salve, relógio/ que andando atrasado/ serviu de sinal/ ao Verbo encarnado.
Para que o homem/ suba às sumas alturas,/ desce Deus do céu/ para as criaturas.
Com os raios claros/ do sol da justiça,/ resplandece a Virgem/ dando ao sol cobiça.
Sois lírio formoso/ que cheiro respira/ entre os espinhos./ da serpente a ira
Vós aquebrantais/ com vosso poder./ os cegos errados/ vós alumiais.
Fizeste nascer/ sol tão fecundo,/ e como com nuvens/ cobristes o mundo.
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração./ toquem vosso peito/ os clamores meus.

ORAÇÃO

Rogai a Deus, vós,/ Virgem nos converta./ que sua ira/ se aparte de nós.
Sede em meu favor...
Deus vos salve, Virgem,/ Mãe Imaculada,/ rainha de clemência/ de estrelas coroada.
Vós, acima dos anjos/ sois purificada;/ de Deus à mão direita/ estais de ouro ornada.
Por vós, mãe de graça,/ mereçamos ver/ a Deus nas alturas/ com todo o prazer.
Pois sois esperança/ dos pobres errantes/ e seguro porto/ aos navegantes.
Estrela do mar/ e saúde certa/ e porta que estais/ para o céu aberta.
É óleo derramado,/ Virgem, vosso nome,/ e os servos vossos/ vos hão sempre amado.
Ouvi, mãe de Deus,/ minha oração./ toquem vosso peito/ os clamores meus.

ORAÇÃO

Humildes, oferecemos/ a vós, Virgem pia,/ estas orações,/ para que, em nossa guia,
Vade vós adiante/ e na agonia,/ vós nos animeis,/ ó doce Maria! Amém.

Nenhum comentário: