quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sugestões Liturgicas para o mês de Outubro



Neste mês a Igreja procura redescobrir a missão que o Senhor está lhe dando no campo e na cidade, dentro e fora do país, “para que todos tenham vida”. Discipulado e missão são como duas faces da mesma moeda.

27º Domingo do Tempo Comum.
04-05 de Outubro


Leituras: Isaias 5; Salmo 79(80); Filipenses 4; Mateus 21, 33-43 (Parábola dos vinhateiros).

Eles vão respeitar o meu filho.
Celebrando nossa páscoa semanal fazemos memória do Senhor, a videira verdadeira e fecunda, parceiro fiel do Pai no cuidado de seu povo. Mesmo percebendo nossas infidelidades ele nos convida para renovar com ele a Aliança. O “proprietário” ama a vinha e espera dela frutos de fidelidade à Aliança. A vinha designa, então, o Reino de Deus; os vinhateiros, todo o povo infiel. O Reino será tirado dos vinhateiros homicidas e confiado a um povo que produza frutos, que para Mateus devem ser frutos de justiça.

Sugestões para a Celebração:

- O ensaio dos cantos com a assembléia ajuda a criar um clima alegre e orante para a celebração, além de ser uma forma de o povo aprender os cantos e assim participar melhor da celebração.
- Na procissão de entrada pode-se trazer o cartaz do mês missionário.
- Fazer a oração missionária após as preces.
- A vinha, símbolo do povo de Deus nos leva a dar atenção especial para a comunidade reunida em assembléia, como Corpo de Cristo, e a vinha do Pai chamada a produzir frutos de justiça, santidade e paz.

28º Domingo do Tempo Comum.
11-12 de Outubro
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Leituras: Ester 5; Salmo 44(45); Apocalipse 12; João 2, 1-11. (Bodas de Caná)

Façam tudo o que Ele vos disser.
Celebramos Nossa Senhora Aparecida, que em 1930 foi proclamada, pelo Papa Pio XI, a padroeira do Brasil, por isso hoje rezamos pela nossa pátria pedindo, pela intercessão de Maria, as bênçãos para que tenhamos uma nação mais justa, fraterna e feliz conforme o projeto de Deus.
Lembramos hoje também todas as crianças, para que elas cresçam com saúde e possam cumprir a vontade de Deus em suas vidas. Que Nossa Senhora interceda por todas elas nesse dia a elas dedicado.

Sugestões para a Celebração:

- Colocar em destaque, no espaço celebrativo, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e o cartaz da Campanha Missionária.
- Fazer a procissão de entrada com pessoas que tenham os nomes com que costumamos invocar Maria, e eleger um representante para trazer a imagem de N. Senhora Aparecida.
- Trazer na procissão do ofertório (Onde houver Missa) Vinho numa jarra grande, com uvas e pão, no final distribuir para toda a assembléia. Se for celebração da palavra, no final a comunidade pode receber um suco de uva abençoado.
- Fazer a oração missionária após as preces.
- As crianças podem fazer a coroação de Nossa Senhora depois da comunhão.
- Os cantos podem ser os dedicados a Maria e também aqueles propostos para esse mês.

Lembretes:
Semana que vem haverá a coleta para as missões, distribuir os envelopes hoje.




29º Domingo do Tempo Comum.
18-19 de Outubro

Dia das missões.

Leituras: Isaias 45; Salmo 95(96); I Tessalonicenses 1;
Mateus 22, 15-21. (O que é de César e o que é de Deus)

Mestre, sabemos que tu és verdadeiro.
Neste dia mundial das missões louvamos ao Pai que deu forças a Jesus e hoje nos dá a mesma coragem para sermos capazes de vencer as armadilhas maldosas, os planos falsos e enganosos que ameaçam a nossa vida e contrariam o projeto de Deus. Peçamos ao Pai sabedoria e coragem para os missionários, que deixando sua pátria abre-se para a missão evangelizadora em tantas partes do mundo. E pedimos sabedoria também para nós para que não percamos de vista nosso lugar e nossa missão na comunidade.

Sugestões para a Celebração:

- Entrar com o cartaz da campanha missionária na procissão de entrada colocando-o num lugar de destaque.
- Preparar a mesa da palavra com fitas nas cores dos cinco continentes: Verde (África), Vermelho (Américas), Amarelo (Ásia), Azul (Oceania) e o Branco (Europa).
- No ofertório pode entrar um cartaz com os nomes ou fotos de missionários da Igreja e daqueles missionários que conhecemos.
- Lembrar que hoje é o dia da coleta missionária: Da qual uma porcentagem adequada será destinada às missões na África e 10% para a Infância Missionária.
- Lembrar dos missionários também nas preces e fazer a oração missionária.
- No final invocar uma benção especial de envio para motivar toda a comunidade a assumir com maior entusiasmo sua vocação missionária.

Lembretes:
Convidar especialmente os jovens para participar da celebração da semana que vem.



30º Domingo do Tempo Comum.
25-26 de Outubro

Leituras: Êxodo 22; Salmo 17(18); I Tessalonicenses 1; Mateus 22, 34-40. (O maior mandamento)

Ame ao Senhor seu Deus e o próximo.
Jesus nos confia hoje seu único mandamento, que é a síntese da Lei e dos profetas e que se expressa de duas maneiras interdependentes: na comunhão amorosa com Deus e na alegria da comunhão fraterna. Celebramos hoje também o Dia Nacional da Juventude (DNJ) “Torna-se urgente renovar a opção afetiva e efetiva de toda a Igreja pela juventude na busca conjunta de propostas concretas, entre elas: a educação e o amadurecimento da fé, com atenção à espiritualidade, formando os jovens para a missão, a ação política e para a transformação do mundo” (Doc. Evangelização da juventude e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, nº. 123.).

Sugestões para a Celebração:

- Valorizar a participação dos jovens na celebração de hoje.
- Pode-se cantar um refrão meditativo para se criar um clima orante antes do início da celebração. Exemplo: Deus é amor, arrisquemos viver por amor. Deus é amor, ele afasta o medo.
- Escrever num cartaz o mandamento de Jesus, dado por ele no evangelho de hoje, que pode entrar na procissão de entrada, e coloca-lo num lugar de destaque.
- Fazer a procissão de entrada com a participação dos jovens.
- Em sinal de acolhida o abraço da paz pode ser feito já no início da celebração (antes do Ato Penitencial).
- Fazer a oração missionária após as preces. Que pode ser feita de forma dialogada entre dois jovens.

Lembretes:
Sábado que vem: Solenidade de Todos os Santos e no domingo: Dia de Finados.

Nenhum comentário: