sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sugestões litúrgicas para o Natal 2011

CICLO DO NATAL – 2011 – Ano B
Solenidade do Natal do Senhor (Missa da Vigília) (24 Dezembro 2011)
1ª Leitura: Isaias 9, 1-6: Um filho nos foi dado.
Salmo 95: Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
2ª Leitura: Tito 2, 11-14: Manifestou-se a bondade de Deus para toda a humanidade.
Evangelho: Lucas 2, 1-14: Hoje, nasceu para vós um salvador.


- Frases temáticas
Hoje nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor! / Nesta noite santa Deus vem fazer morada entre nós. / Paz na terra! / O céu se rejubile e exulte a terra. / Deus se faz homem por nós.

- Espaço celebrativo
A cor litúrgica para o dia de hoje é o Branco.
Valorizar: presépio, flores, luzes (Círio Pascal), estrela, vestes brancas ou coloridas, dança e, se possível, uma alegre confraternização com toda a comunidade depois da celebração. Usar turíbulo e incenso.

- Procissão de entrada
Com a cruz processional à frente, a bandeira da paz trazida por uma jovem dançando e ainda um cartaz relacionado ao tema da celebração.

- Ritos iniciais
A saudação inicial seja feita de coração, carregada de sentido e sentimento, e não feita mecanicamente ou de forma impessoal. Pode ser realizado o abraço da paz.

- Hino de louvor
O momento do Glória é muito importante nessa missa. Enquanto o grupo de canto, com muita vibração, entoa o Glória, toca-se os sinos da Igreja. Um grupo de crianças pode percorrer a assembleia com bandeiras brancas e com várias sinetas. Enquanto isso um casal, ou o grupo de jovens entra solenemente com a imagem do menino Jesus. Quem preside apresenta a imagem à assembleia e em seguida deposita no presépio.

- Liturgia da Palavra
Em lugar do comentário antes das leituras o coral pode cantar suavemente um refrão meditativo que ajude a criar um ambiente de escuta e atenção a Palavra que vai ser proclamada. Sugerimos: “Shemá, Israel”.
Ênfase na proclamação do Evangelho: ladeado por duas pessoas vestidas de branco com velas acesas. O mesmo pode ser cantado. No final da proclamação repetir o canto de aclamação.
- Depois da proclamação do Evangelho a imagem do Menino Jesus é depositada no presépio, realiza-se uma pequena procissão solene até o presépio. O presidente deposita a imagem no local e incensa-a. As crianças podem realizar nesse momento uma oferta de flores à imagem do Menino Jesus.

- Profissão de fé
Antes da oração todos acendem suas velas no Círio Pascal. Das palavras “e se encarnou” até “e se fez homem” faz-se uma genuflexão ou uma inclinação profunda.

- Preces
Durante as preces não se esquecer de pedir pelas necessidades próprias da comunidade. Se possível cantar a resposta.

- Ofertório
A procissão seja precedida por alguém carregando o incenso e outra pessoa jogando ervas perfumadas, como mirra, manjericão, etc. também entra a jovem dançando com a bandeira da paz. Sugestão de canto: “Bendito e louvado seja...”

- Liturgia Eucarística
Nessa missa festiva procure-se cantar as respostas da Oração Eucarística, o Santo, o Amém da doxologia e o Cordeiro de Deus.
Prefacio próprio e Oração Eucarística I.

- Pai-nosso
Convidar a assembleia a cantar de mãos dadas. As crianças ficam de mãos dadas ao redor do altar.

- Abraço da paz
Pode ser deixado para o final da celebração, quando todos poderão desejar um feliz Natal!

- Ritos Finais
Bênção especial para as crianças e solene para todo o povo.


Solenidade do Natal do Senhor (Missa do dia) (25 Dezembro 2011)
1ª Leitura: Isaias 52, 7-10: Todos os confins da terra hão de ver a salvação que vem do nosso Deus.
Salmo 97: Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
2ª Leitura: Hebreu 1, 1-6: Deus falou-nos por meio do seu Filho.
Evangelho: Joao1, 1-18: A Palavra se fez carne e habitou entre nós.


- Frases temáticas
A grande noticia: Ele está no meio de nós. / Um menino nasceu para nós: um filho nos foi dado. / E o Verbo se fez carne e habitou entre nós. / Uma luz brilhou na escuridão. / A gloria de Deus é uma criança.
- Espaço celebrativo
Destacar a arvore de Natal realçando seus enfeites e acendendo suas luzes. Ornamentar a Igreja com a flor símbolo do Natal, popularmente conhecida como “bico de papagaio”. Se a comunidade tiver um coral de crianças, convidá-las para cantar as musicas natalinas, nessa missa ou na anterior. Usar turíbulo e incenso.
Evitar a correria de última hora. A equipe deve se preparar durante a semana refletindo os textos bíblicos e verificando quais são os gestos e ações a serem valorizados em cada celebração.
- Acolhida
A equipe de celebração procure acolher e saudar afetuosamente as pessoas que vão chegando para a celebração com “Feliz Natal, seja bem-vindo!”. Essa acolhida também poderá ser feita por um grupo de jovens com violões e musicas de acolhida.
- Procissão de entrada
Por se tratar da festa da luz, entrar com o Círio pascal.
- Hino de louvor
Enquanto o grupo de canto, com muita vibração, entoa o Glória, toca-se os sinos da Igreja. Um grupo de crianças pode percorrer a assembleia com bandeiras brancas e com várias sinetas.
- Liturgia da Palavra
Entrar com a bíblia dentro de uma manjedoura com a imagem do menino Jesus sobre ela. Ao seu redor um grupo de crianças ou jovens com velas acesas, que depois rodearão a mesa da palavra. A proclamação do Evangelho também poderá ser encenada. Cuidar para que todos os textos bíblicos, inclusive o salmo, sejam bem preparados e proclamados como “acontecimento de salvação” para a comunidade reunida.
- Ofertório
Convidar a comunidade a ofertar alimentos não perecíveis que poderão ser depositados aos pés da arvore de Natal.
- Liturgia Eucarística
Cantar as respostas da Oração Eucarística, o Santo, o Cordeiro de Deus, etc. O Amém do “por Cristo, com Cristo...” seja vibrante, cantado e acompanhado por gestos da assembleia. Onde for possível e oportuno, realizar a comunhão sob as duas espécies.
- Ritos finais
Preparar uma mensagem que fale de esperança, enquanto uma jovem entra com uma grande estrela dourada, que será depositada no lugar onde se encontra a imagem do menino Jesus.
- Benção final
Própria para essa solenidade. Pode ser feita com a imagem do menino Jesus. Sair na procissão final com essa imagem e depositá-la no presépio. Enquanto se canta canções populares de Natal.


Solenidade da Sagrada Família (30 Dezembro 2011)
1ª Leitura: Eclesiástico 3, 3-7.14-17: Quem teme o Senhor, honra seus pais.
Salmo 127: Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
2ª Leitura: Colossenses 3, 12-21: A vida da família no Senhor.
Evangelho: Lucas 2, 22-40: O menino crescia cheio de sabedoria.


- Frases temáticas
Família cristã, família aberta. / Deus convive em lar humano. / Paz nas famílias. / Deus acolhe a família humana como sua família. / Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é. / A família é sagrada.
- Espaço celebrativo
A cor litúrgica para o dia de hoje é o Branco.
Em lugar de destaque um ícone da Sagrada Família, ornado com flores. Usar turíbulo e incenso.
- Acolhida
É muito importante na celebração, pois é uma atitude que revela o caráter familiar da comunidade cristã. Que tal colocar nesse dia uma ou mais famílias na acolhida desse dia?
- Procissão de entrada
Com famílias levando velas acesas, o lecionario, flores, ou outros símbolos que serão depositados aos pés da imagem da Sagrada Família.
Outra sugestão: Convidar uma família, de preferência com pessoas que não tem atuação ministerial ou pastoral na comunidade, para entrar com o quadro da Sagrada Família a ser depositado num suporte preparado no presbitério.
Convidar outra família para acompanhar a celebração no presbitério ao lado do presidente.
- Liturgia da Palavra
Posicionar ao lado do ambão os familiares de quem está proclamando a leitura. A segunda leitura seja feita por um casal, cuidando para que os versículos dirigidos aos maridos sejam lidos pelas esposas e vice-versa. Durante a proclamação do Evangelho um casal com um filho de braço se posiciona diante da mesa da Palavra, lembrando Maria e José com o menino. O Evangelho também pode ser dialogado: presidente e o anjo.
- Profissão de fé
Convidar a assembleia a estender a mão direita em direção à mesa da Palavra expressando adesão à Boa-Nova proclamada.
- Preces
Poderão ser feitas por uma família: um pedido direcionado para as mães poderá ser feito por uma mãe, e assim por diante com o pai, filho, criança, filha, jovem, avô, avó.
- Ofertório
Uma família leva as oferendas até o altar.
- Liturgia Eucarística
Procure-se cantar as respostas da Oração Eucarística, o Santo, o Cordeiro de Deus, etc. O Amém do “por Cristo, com Cristo...” seja vibrante, cantado e acompanhado por gestos da assembleia. Onde for possível e oportuno, realizar a comunhão sob as duas espécies.
- Pai-nosso
Convidar a assembleia a rezar ou cantar de mãos dadas.
- Abraço da paz
Seja realizado como gesto pelo qual o Senhor vem ao encontro, reaviva o ânimo e a esperança dos seus seguidores. Discernir com o presidente da celebração sobre o melhor momento dele ser efetuado.
- Benção final
Com imposição das mãos sobre as famílias. Abençoar o povo com a bênção solene do Natal. Distribuir a Oração da família ou outra lembrançinha.

Solenidade de Maria, Mãe de Deus (01 Janeiro 2012 e véspera)
1ª Leitura: Números 6, 22-17: Benção de Aarão
Salmo 66: Que Deus nos dê a sua graça e a sua benção.
2ª Leitura: Gálatas 4, 4-7: Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher.
Evangelho: Lucas 2, 16-21: Visita dos pastores. Maria guardava tudo e meditava em seu coração.


- Frases temáticas
Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher. / Maria dá ao mundo Cristo, nossa paz. / Mãe de Deus, Mãe dos homens.
- Espaço celebrativo
A cor litúrgica para o dia de hoje é o Branco.
Num lugar de destaque um ícone da Mãe de Deus, ornado com flores brancas e lâmpadas acesas. Por estarmos ainda em um contexto natalino alguns elementos desse tempo haverão de permanecer. Os cantos para essa solenidade poderão ser do repertorio litúrgico-mariano. Usar turíbulo e incenso.
- Procissão de entrada
Crianças vestidas de branco, trazendo nas mãos balões ou flores brancas para serem depositadas aos pés do ícone de Nossa Senhora.
- Ritos iniciais
Dar o abraço da paz com os votos de feliz Ano Novo. Na celebração vespertina deixar para o final da celebração.
- Ato penitencial
Pedindo perdão pelos erros do ano que passou. Encerrar com aspersão de água benta e com um canto apropriado, como “Banhados em Cristo”, entre outros.
- Hino de louvor
A bandeira da paz poderá ser agitada.
- Liturgia de Palavra
Uma pessoa vestida de branco traz a bíblia aberta. Dela poderá sair fitas com as cinco cores dos continentes. Cinco crianças ou jovens, também de branco, seguram as pontas das fitas. Aconselha-se que quem levou a bíblia proclame a 1ª leitura.

- Preces
Um pai faz as preces pedindo pelas mães e pela paz.
- Ofertório
A bandeira da paz acompanha a procissão. Na incensação após a apresentação das oferendas, quem preside não se esqueça de incensar o ícone de Nossa Senhora.
- Abraço da paz
Se não foi feito no início, destacar esse momento com um canto bem animado e tempo suficiente para que todos possam se abraçar e desejar a paz. Enquanto isso um grupo de crianças ou jovens poderá correr pelo meio da assembleia com bandeiras brancas.
- Comunhão
Viver com especial fervor e devoção o Rito da comunhão. Após, rezar uma Ave-Maria e fazer uma bonita homenagem a Mãe do Senhor, nos ritos finais.
- Ritos finais
Ler uma mensagem que fale de paz, pode ser usada a mensagem do papa. Enquanto isso uma pessoa vestida de branco se aproxima do presbitério pelo corredor central trazendo uma pomba branca. Fica de frente para a assembleia e de modo que todos vejam solte a ave. O grupo pode cantar um canto que fale de paz, como “Este ano, quero paz no meu coração...”. Esta sugestão também poderá ser feita com crianças com balões de gás brancos. Ao final cada um recebe uma flor ou uma fita branca, ou ainda um saquinho com mensagens de paz.
- Bênção final
Solene de início de ano. Também poderá ser cantada.


Solenidade de Epifania do senhor (07-08 Janeiro 2012)
1ª Leitura: Isaias 60, 1-6: Apareceu sobre ti a gloria do Senhor.
Salmo 71: As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor.
2ª Leitura: Efésios 3, 2-6: Os pagãos são admitidos à mesma herança.
Evangelho: Mateus 2, 1-12: Visita dos magos: viemos do Oriente adorar o Rei.


- Frases temáticas
Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorar o rei da gente. / Eis que veio o Senhor dos senhores, em suas mãos, o poder e a realeza. / Vamos seguir a estrela da paz. / A salvação é para todos os povos e culturas. / Na Igreja Cristo se revela a todos os povos. / há sempre uma estrela no céu.
- Espaço celebrativo
A cor litúrgica para o dia de hoje é o Branco.
Convidar uma Folia de Reis para fazer uma apresentação na porta da Igreja, antes ou depois da celebração. Seria muito bom valorizar e integrar na celebração o grupo de Folia de Reis, onde houver.
- Procissão de entrada
Entra uma jovem com uma grande estrela dourada. Levar ainda as imagens dos reis magos, que deverão ser depositadas junto ao presépio.
- Ato penitencial
Poderá ser feito com aspersão de água benta, visto que essa festa tem origem batismal no Oriente cristão.
- Liturgia da Palavra
Nossa grande estrela guia é o Evangelho. Na Aclamação ao Evangelho fazer uma bonita procissão do evangeliario à luz de velas e tochas com dança e canto festivo.
Se a celebração for à noite abusar das velas, em vasinhos de vidros coloridos, na mesa da Palavra. Um foco de luz especial para o ambão, enquanto toda a assembléia permanece na penumbra.
Após a homilia quem preside convida a todos a ouvir a solene proclamação da data da Páscoa e demais festas moveis, conforme orienta o Diretório Litúrgico. Depois do anuncio cantar um canto de aclamação.
- Preces
Durante as preces não se esquecer de pedir pelas necessidades próprias da comunidade. Lembrar os “sinais luminosos” da manifestação do Senhor na comunidade.
- Ofertório
A procissão seja precedida por alguém carregando o incenso e outra pessoa jogando ervas perfumadas, como mirra, manjericão, etc.
Outra sugestão: As ofertas as trazidas por três jovens vestidos de magos, sendo um negro, já que segundo a tradição um dos magos era negro.
- Liturgia Eucarística
Procure-se cantar as respostas da Oração Eucarística, o Santo, o Amém da doxologia e o Cordeiro de Deus. Todavia a aclamação memorial (Eis o mistério da fé) não comporta cantos devocionais, deve-se usar uma das três formulas propostas pelo missal.
- Comunhão
Onde for possível e oportuno, realizar a comunhão sob as duas espécies com pão ázimo.
- Ritos finais
Abençoar os gizes. Cada pessoa leva para casa um giz branco bento. Conforme antigo costume, nessa solenidade de hoje, os fiéis abençoam suas casas escrevendo nas portas as primeiras letras dos nomes dos reis magos: Gaspar, Melquior e Baltazar (G M B) e que também corresponde à expressão latina Christus Mansionem Benedicat (Cristo abençoa a casa).
Referência
PEREIRA, José Carlos. Liturgia: sugestões para dinamizar as celebrações. Petrópolis: Vozes, 2009.

3 comentários:

Cassinha disse...

PARABÉNS, OTIMA IDEIA DESSE BLOG. APARTIR DE AGORA VOU SEMPRE ESTAR POR AQUI, OBRIGADA, DEUS ABENÇOE SEMPRE.

Cassinha disse...

OTIMA IDEIA, PARABENS, APARTIR DE AGORA VOU ESTAR SEMPRE AQUI, DEUS ABENÇOE.

FLAVIA disse...

Cantelli, mto obrigada pelo seu blog.Depois que eu o encontrei as celeraações da minnha paróquia estão sendo mais ricas.Mto obrigada que Jesus, Maria e José lhe abençõe sempre. FLAVIA