sábado, 3 de dezembro de 2011

Símbolos do Natal


- Símbolo
É aquilo que sugere algo. É um sinal que indica ou representa alguma coisa. O termo “símbolo” vem do latim e significa um sinal que leva ao reconhecimento daquilo que simboliza.

- Os Símbolos do Natal
São sinais que nos aproximam do nascimento de Jesus. Os principais são a árvore de Natal, a coroa do Advento, o presépio e seus personagens, a estrela de Belém, os sinos, os cânticos, as velas, a ceia familiar com seus pratos típicos e a troca de presentes, entre outros. Por eles somos transportados em espirito àquilo que sinalizam, isto é, que Deus nos ama e como prova disso nos enviou o seu próprio Filho.

- A Ceia de Natal
O encontro ao redor da mesa vai além da comida e bebida, ele simboliza a fraternidade entre as pessoas que partilham do mesmo alimento, e que estão dispostas a partilhar o que têm com todas as pessoas, especialmente com as mais necessitadas. A ceia terá tanto mais sentido quanto mais as pessoas estiverem em paz consigo mesmas e com as outras.

- Os Cartões de natal
Os anjos anunciaram aos pastores o nascimento de Jesus (Cf. Lc 2, 8-14). Nós, hoje, “anunciamos” uns aos outros o aniversario de Jesus usando diversos meios, sendo um deles o cartão (seja postal, seja virtual). Como não queremos guardar tamanha alegria apenas para nós, partilhamo-la com o maior número possível de pessoas, aproveitando ocasião para desejar uns aos outros um santo e feliz Natal!

Referências
Evaristo Eduardo de Miranda. Livro: Guia de Curiosidades Católicas. Editora Vozes.
Padre Cristovam Lubel. Folder: O Natal e seus símbolos. Editora Pão e Vinho.

Nenhum comentário: