sábado, 3 de dezembro de 2011

O Papai Noel, as Meias na lareira e os Presentes de Natal

- O Papai Noel
O nosso Papai Noel tem uma história muito bonita: um santo da Igreja, chamado Nicolau, que viveu de 271 a 341, resolveu dividir seus bens com pessoas pobres, sem se identificar. Assim nasceu a tradição do bom velhinho que dá presentes. Para nós cristãos ele simboliza a bondade de Deus que partilha conosco seu bem mais precioso, o seu Filho Jesus.




- As meias na lareira ou sapatos na janela
A tradição de pendurar meias na lareira ou deixar sapatos na janela originou-se de uma das muitas histórias sobre São Nicolau, em quem se inspira a figura do Papai Noel (confira acima). No passado para uma moça se casar era indispensável dispor de um dote. São Nicolau conhecendo a triste situação de uma família pobre sem recursos para o dote das filhas, secretamente, jogou três pequenos sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa dessa família (daí também surge a tradição de que o Papai Noel traz os presentes descendo pela chaminé). Os sacos com as moedas caíram dentro das meias das moças, penduradas na lareira para secar. Em outras versões foi pela janela, e caíram dentro de uns sapatos. Enfim, São Nicolau era generoso e bom de arremesso.

- Os presentes
Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga lembra os três reis magos que presentearam Jesus.
Dar presente é uma maneira muito palpável de demonstrar a solidariedade e bondade humana em dar sem interesse de receber. É vivenciar de maneira simples e ínfima a imensa e infinita bondade de Deus que, pelo mistério da encarnação, se fez presente entre nós.
A compra de presentes, a mobilização do comercio e os apelos ao consumo, aliados à disponibilidade do 13º salário, deram um impulso consumista e nada cristão ao Tempo do Natal.

Nenhum comentário: