quinta-feira, 25 de junho de 2009

Sugestoes Liturgicas para o mes de Julho de 2009

14º Domingo do Tempo Comum.
05-06 de Julho

Leituras: Ezequiel 2; Salmo 122(123); II Coríntios 12;
Marcos 6, 1-6 (Jesus ensina na sinagoga).

Deus nos chama e envia em missão.
Neste 14º domingo do tempo comum a Palavra que será proclamada refere-se à rejeição recebida por Jesus e Ezequiel e que nos leva a refletir sobre a vocação desses profetas. Deus Pai faz um chamado profético a Ezequiel e a Jesus e os envia em missão, apesar de não serem bem recebidos. De certa forma, no evangelho de hoje, Jesus explicita sua missão, e podemos dizer sua vocação, pois ele foi chamado pelo Pai para estar no meio de nós, nos trazer a salvação e nos oferecer a vida em plenitude. Que esta celebração nos leve a descobrir a nossa própria vocação e nos motive a assumir nossa missão, apesar das rejeições.

Sugestões para a Celebração:

- Na oração da assembléia fazer uma prece especial pela nossa vocação e missão, pedindo a Deus força para responder a esse chamado e assim poder superar a falta de acolhida dos nossos irmãos.
- O ensaio dos cantos com a assembléia ajuda a criar um clima alegre e orante para a celebração, além de ser uma forma de o povo aprender os cantos e assim participar melhor da celebração.
- Todo batizado é anunciador do Pai e, a seu modo, é profeta. Na celebração litúrgica alguns são chamados a serem proclamadores da Palavra divina. Deus serve-se dos leitores e salmistas para anunciar sua Boa Nova. Cuidemos para que eles sejam pessoas conscientes e capacitadas para tal serviço e que efetivamente vivam a fé que proclamam. O uso da veste litúrgica por leitores e salmistas torna visível o serviço de quem proclama a Palavra, ela também pontua a função ministerial, isto é, o colocar-se a serviço de Deus e da assembléia. Além disso, é oportuno que eles participem da procissão de entrada.
- Lembrar que dia 9 de julho celebra-se a memória de Santa Maria Paulina do Coração Agonizante de Jesus, que foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 1991, quando esteve aqui no Brasil e depois canonizada, por ele mesmo em 2002. assim, Madre Paulina, que já trabalhou em nossa diocese, tornou-se a primeira santa do Brasil.

15º Domingo do Tempo Comum.
12-13 de Julho

Leituras: Amós 7; Salmo 84 (85); Efésios 1;
Marcos 6, 7-13 (Jesus ensina na sinagoga).

Deus nos chama e envia em missão.
Neste 15º domingo do tempo comum retomamos a reflexão sobre o chamado vocacional do domingo passado. Ao chamar e enviar os 12 apóstolos Jesus chama e envia todo o povo de Deus, pois 12 é um numero simbólico que representa a totalidade. Anunciar a Boa Nova, expulsar os espíritos impuros e curar os enfermos é o caminho de vida plena apresentado por Jesus e que Ele nos chama a seguir. Portanto, vamos, nessa celebração, ofertar nossa vida a Deus Pai e pedir a Ele o vigor necessário para a nossa ação missionária.

Sugestões para a Celebração:

- Neste domingo pedimos a Deus que nos ajude a rejeitar tudo o que nos afasta dele e nos faça crescer em santidade, por isso procuremos dar especial destaque ao ato penitencial, que pode ser realizado por aspersão.
- Dia 14 de julho a Igreja celebra São Camilo de Lelis, que é protetor dos enfermos e dos hospitais e fundou o “ministério dos enfermos”, pode-se convidar os ministros que visitam os doentes para falar do seu ministério e fazer uma prece especial para eles e para os enfermos na oração da assembléia.
- Pode-se ainda fazer uma celebração especial na terça-feira para os enfermos e dar a benção da saúde.

16º Domingo do Tempo Comum.
18-19 de Julho

Leituras: Jeremias 23; Salmo 22 (23); Efésios 2;
Marcos 6, 30-34 (Retorno dos discípulos-missionários)

Eram como ovelhas sem pastor.
Neste 16º domingo do tempo comum os discípulos, que haviam sido enviados dois a dois, retornam da missão e prestam contas a Jesus. O retorno dos apóstolos mostra-nos a importância da oração, da reflexão e também do descanso. Em seguida, constatando que há lideres que são traidores do povo, Jesus se revela o verdadeiro líder, pois é aquele que se compadece e instrui o povo sofrido.

Sugestões para a Celebração:

- Colocar em destaque um ícone do Bom Pastor. Ele pode vir junto à procissão de entrada.
- De acordo com o Evangelho de hoje faz-se importante valorizar os momentos de silêncio e oração pessoal durante a celebração.
- Pode-se cantar na comunhão o cântico de bom pastor: “sou bom pastor ovelhas guardarei, não tenho outro ofício nem terei...”

17º Domingo do Tempo Comum.
25-26 de Julho

Leituras: II Reis 4; Salmo 144 (145); Efésios 4;
João 6, 1-15 (A multiplicação dos pães)

Partilhar os bens da criação, para construir um mundo novo.
Hoje se inicia uma série de domingos, nos quais vamos ouvir o evangelista João narrar o discurso de Jesus sobre o “pão da vida”. Com a multiplicação dos Paes percebemos que os bens da criação foram feitos para todos e partilhá-los é o grande milagre que constrói o mundo novo. O que de graça recebemos, de graça deve ser oferecido.

- Valorizar para que possa acontecer em nossas celebrações a procissão das oferendas, que hoje pode ser feita com pão círio e uva, ou suco de uva. “Embora os fiéis já não tragam de casa, como outrora, o pão e o vinho destinados à liturgia, o rito de levá-los ao altar conserva a mesma força e significado espiritual” (IGMR, nº 73).
- Colocar ao redor do altar doze cestos com pães para serem distribuídos ao final do culto. Ou, como num gesto de partilha, pedir, já no domingo anterior, para a assembléia trazer de casa pães para serem partilhados após a celebração, ou para serem doados a alguma instituição de caridade. Esses pães seriam colocados nos doze cestos no momento do ofertório.
- Semana que vem começa o mês de agosto, que é dedicado as vocações. O 1º domingo é dia do padre.

Um comentário:

Wal disse...

Olá, bom dia.

Estava procurando na internet sugestões de celebraçao e encontrei seu blog e vi as sugestões de celebração para este mês da qual gostei muito, por isso, resolvi escrever e pedir uma ajuda: Na próxima sexta-feira(24/7), uma pessoa muito querida estará completando 50 anos de vida e gostariamos de inserir na missa este momento dela, da família..., e estou necessitando de sugestões de celebração e/ou simbolos que poderia ser usado na missa, seria possível me ajudarem.

Desde já agradeço a colaboração