quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ano Sacerdotal

Papa Bento XVI convoca um Ano Sacerdotal

No dia 19 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus e dia de oração para a santificação dos sacerdotes, o Papa Bento XVI convocou um Ano Sacerdotal. O tema escolhido é “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.
A convocação acontece por ocasião do 150º aniversário da morte do padre francês, São João Maria Vianney, conhecido como padroeiro dos párocos, e que a partir do dia 19, foi proclamado pelo papa, padroeiro de todos os sacerdotes do mundo.
A finalidade deste Ano é ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea. Bento XVI assinalou que os presbíteros, a exemplo de São João Maria Vianney e São Paulo, devem identificar-se totalmente com Cristo, renovando também sua aspiração à perfeição espiritual, da qual depende em grande medida a eficácia do seu ministério.
Disse o Papa que o apóstolo Paulo constitui um modelo esplêndido a ser imitado no amor por Cristo, no zelo pelo anúncio do Evangelho, na dedicação às comunidades e na elaboração de eficazes sínteses de teologia pastoral.
São Paulo – continuou o Papa – é exemplo de sacerdote totalmente identificado com o seu ministério, como foi também o Santo Cura d’Ars, consciente de carregar um tesouro inestimável, isto é a mensagem da salvação, e de levá-lo em um “vaso de argila”; por isso ele é forte e humilde ao mesmo tempo, intimamente convicto de que tudo é mérito da graça de Deus.
O presbítero deve ser todo de Cristo e todo da Igreja à qual é chamado a dedicar-se com amor total, como um esposo fiel à sua esposa. Do mesmo modo a iniciativa desse Ano Sacerdotal servirá para ajudar os sacerdotes e todo o povo de Deus a descobrir e reforçar a consciência da graça extraordinária que envolve o ministério ordenado.
Ainda nesse Ano jubilar, será publicado um Diretório para os Confessores e Diretores Espirituais, assim como uma compilação de textos do papa sobre alguns temas essenciais da vida e da missão sacerdotal na atualidade.
A Congregação para o Clero, cujo prefeito é o Cardeal brasileiro Dom Claudio Hummes, apresentou uma carta dirigida aos bispos do mundo na qual recorda que o Ano Sacerdotal é uma ocasião para redescobrir a beleza e a importância do sacerdócio assim como para a promoção das vocações. Recorda ainda que é esta uma ocasião privilegiada para um aprofundamento teológico e espiritual da missão pastoral dos sacerdotes.
O cardeal Cláudio Hummes revela que o Ano Sacerdotal está sendo muito bem recebido no mundo inteiro e que a repercussão positiva foi imediata. “Participemos, portanto, com empenho e criatividade” disse ele. A Congregação para o Clero pede que se celebre o Ano Sacerdotal com celebrações paralelas às do Santo Padre em todas as catedrais, santuários e Igrejas de todas as dioceses com a presença dos sacerdotes e dos fiéis. A Congregação também lançou um site dedicado ao Ano Sacerdotal que está disponível em www.annussacerdotalis.org.
A Igreja no Brasil vai celebrar o Ano Sacerdotal de várias formas, com destaque para a série de publicações biográficas de padres que serviram à Igreja. Segundo a CNBB essa é uma oportunidade eficaz para tratarmos da formação e do ministério presbiteral e levar o povo brasileiro a conhecer mais de perto como é a vida dos nossos sacerdotes.
O encerramento do Ano Sacerdotal será no Encontro Mundial Sacerdotal, na Praça de São Pedro, em junho de 2010.

O SANTO CURA D’ARS
São João Maria Batista Vianney nasceu em Lion, na França, em 8 de maio de 1786. Foi ordenado sacerdote depois de vencer muitas dificuldades, inclusive nos estudos, pois estes eram em latim, língua que ele não dominava.
Considerado o padroeiro dos párocos, o padre ficou mundialmente conhecido por Cura de Ars, por ter dedicado toda sua vida à pequena cidade de Ars, na França. Ali, ele foi um admirável exemplo de vida cristã exercitando-se na mortificação, oração e caridade. Revelou qualidades excepcionais na administração do sacramento da Penitência e na direção espiritual das almas.
Sua fama de santidade correu por toda a França e de todas as partes acorriam pessoas para se confessar com ele e ouvir os seu conselhos. Maria Vianney faleceu em Ars, com odor de santidade, em 1859, e foi canonizado pelo papa Pio XI em 1º de novembro de 1924. Sua festa litúrgica é comemorada em 4 de agosto, tradicionalmente conhecida pela Igreja como Dia do Padre.

Nenhum comentário: