terça-feira, 2 de junho de 2009

Sugestoes Liturgicas para o mes de Junho de 2009

MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

10º Domingo do Tempo Comum.
Solenidade da Santíssima Trindade
06-07 de Junho

Leituras: Deuteronômio 4; Salmo 32(33); Romanos 8;
Mateus 28, 16-22 (Encontro na Galiléia).

Santíssima Trindade, que sois um só Deus.
Este dia é dedicado ao louvor e ao agradecimento do Deus que é Pai e Filho e Espírito Santo. Considerando a Santíssima Trindade como verdade de fé descobrimos que Deus não é solidão infinita, mas comunidade de amor. Especialmente neste domingo somos chamados a glorificar o nosso Deus uno e trino, adorando e reafirmando nossa fé no Deus Pai todo-poderoso; no Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito e no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho.

Sugestões para a Celebração:

- O ensaio dos cantos com a assembléia ajuda a criar um clima alegre e orante para a celebração, além de ser uma forma de o povo aprender os cantos e assim participar melhor da celebração.
- O Sinal-da-cruz é a primeira ação litúrgica do povo de Deus reunido para celebrar a Eucaristia. A assembléia litúrgica se constitui em nome da Trindade Santa – Pai e Filho e Espírito Santo. Torna-se, pois significativo hoje solenizar esta ação inicial através do sinal-da-cruz cantado.
- Na procissão de entrada trazer um ícone da Santíssima Trindade, colocando-o num lugar já preparado no presbitério.
- Professar o Creio Niceno-Constantinopolitano, no qual se expressam, com mais clareza, as particularidades de cada Pessoa da Trindade.
- O canto de entrada ou o final podem ser próprios da Santíssima Trindade.

11º Domingo do Tempo Comum.
13-14 de Junho

Leituras: Ezequiel 17; Salmo 91(92); II Coríntios 5;
Marcos 4, 26-34 (Parábolas da semente e do grão de mostarda).

O Reino de Deus é como uma semente.
Hoje reiniciamos o ciclo de leituras do Tempo Comum. Não significa que é um tempo “sem importância” e nem de “rotina vazia”, mas, sim, uma oportunidade para melhor conhecermos o plano de amor de nosso Deus. A cada domingo, vivendo nossa Páscoa semanal e acompanhando o cotidiano de Jesus, vamos aprender com Ele a assimilar o mistério e o projeto de Deus. E Jesus faz isso contando pequenas historias compreensíveis por todos. Como as parábolas de hoje que nos ajudam a compreender que o Reino de Deus é obra divina e não humana.

Sugestões para a Celebração:

- Trazer na procissão de entrada e colocar próximo do ambão um arranjo com sementes de plantas da região. Ao final da celebração distribuir para a assembléia.
- Lembrar que sexta-feira dia 19/06 celebra-se a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Com o início do Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI para rezar e refletir sobre o ministério ordenado.

12º Domingo do Tempo Comum.
20-21 de Junho

Leituras: Jó 38; Salmo 106(107); II Coríntios 5;
Marcos 4, 35-41 (A tempestade acalmada).

Ele nos libertou daquela angústia.
Na tempestade acalmada se manifesta o senhorio de Cristo sobre os elementos da natureza e sobre a história. Esta é uma narrativa cheia de símbolos que falam tanto do nosso entendimento quanto do nosso sentimento de cristãos.

Sugestões para a Celebração:

- No sábado celebra-se a memória do Imaculado Coração de Maria. Pode-se fazer a entrada das imagens (junto com a do Sagrado Coração de Jesus) e a Coroação.
- Na procissão de entrada convidar pessoas recentemente chegadas à comunidade para trazerem uma barca, como símbolo da mensagem do evangelho e simbolizando também sua entrada nesse grande barco que é nossa comunidade.
- No Ato Penitencial, um pedido de perdão pela nossa fé insegura e vacilante.
- Destacar o Rito da Paz, como “calmaria” nas “tempestades do dia-a-dia”.
- Lembrar que na próxima quarta-feira dia 24/06 celebra-se a solenidade da Natividade de São João Batista; o precursor que deixou um exemplo de vida, a nós discípulos-missionários, sintetizado em suas belas palavras “É necessário que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).

Solenidade de São Pedro e São Paulo.
27-28 de Junho

Leituras: Atos 12; Salmo 33(34); II Timóteo 4;
Mateus 16, 13-19 (Tu é Pedro e sobre essa pedra...).

Pedro e Paulo, duas colunas da Igreja!
Celebramos hoje a solenidade de São Pedro e São Paulo. O testemunho de vida destes dois apóstolos constituiu-se em alicerce para a formação da Igreja. Eles comunicaram o evangelho de maneiras diferentes. Isso nos anima a caminhar em nossa missão pastoral, com nossos dons pessoais e diversos, buscando em Pedro e Paulo a iluminação necessária para testemunharmos e anunciarmos a fé cristã no mundo de hoje.

Sugestões para a Celebração:

- A cor litúrgica de hoje é o vermelho, lembrando o sangue derramado pelo martírio de Pedro e Paulo.
- Fazer a entronização, no início da celebração, das duas imagens ou ícones de São Pedro e São Paulo.
- Cantar, se possível, o Creio (profissão de fé) ou rezá-lo com o braço direito levantado.
- Nas preces dos fiéis lembrar, de modo especial, a figura do Papa, função na qual Pedro foi o pioneiro.
- A oferta (Coleta) desse dia é chamada “Óbolo de são Pedro”. Esta coleta é destinada às necessidades do mundo que a Igreja atende fazendo-se solidaria, sobretudo nas grandes calamidades e catástrofes. Ou seja, é um fundo da Igreja para ajudas emergenciais.
- No missal romano temos uma bênção final própria para essa solenidade.

Nenhum comentário: