segunda-feira, 25 de maio de 2009

O que é Liturgia?

Definição: Liturgia vem da palavra grega LAOS = do ou para o povo, e ERGON = ação, trabalho, serviço, obra. Então temos: serviço do povo e em favor do povo. A palavra “liturgia” tem a ver com “prestação de serviço”, serviço geralmente comunitário.

 

Para os gregos todo o trabalho realizado pelo povo e a favor do povo era uma liturgia. Atualmente a Igreja passou a aplicar esse termo para indicar a ação do povo reunido em comunidade para expressar sua fé em Deus.

 

LITURGIA É CELEBRAÇÃO, ou seja, é a célebre-ação de Deus em favor do seu povo. 

CELEBRAÇÃO: - é a célebre ação - é comemoração. Gostamos de comemorar, tornar célebre a data do nosso aniversário, por exemplo. Fazemos festa, ficamos felizes, Convidamos amigos, etc., ou seja, celebrar é uma ação comunitária e festiva, é destacar do cotidiano, é ressaltar algo que é importante e tem significado.

Jesus por sua vida, morte e ressurreição, nos resgatou para Deus. Isto merece ser celebrado. Merece ser memorado em comum, ou seja, merece ser co-memorado.

Portanto LITURGIA É A CELEBRAÇÃO do MISTÉRIO PASCAL de Cristo, isto é, sua Encarnação, Morte e Ressurreição. A liturgia torna presente a história da Salvação. É Deus atuando na história.

Num sentido mais amplo liturgia é toda essa ação realizada por Deus, em Jesus Cristo e, através do seu Espírito Santo em nós e por meio de nós.

 

Liturgia é, antes de tudo, AÇÃO. Ação supõe movimento. A liturgia se expressa mediante palavras e gestos, pois para celebrar usamos gestos, símbolos, ritos e palavras que expressam o que pensamos, o que acreditamos, o que desejamos, o que amamos.

Por isso, dizemos que a liturgia é feita de sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição).

Com a ação simbólica de uma refeição - a CEIA PASCAL - o próprio Jesus tornou celebre todo o seu trabalho em favor da humanidade. Na Santa Missa, que deriva da ceia pascal, encontramos o significado profundo de toda a vida e missão de Cristo.

 

Liturgia também pode ser definida como o conjunto das regras estabelecidas pela Igreja. Estas normas regulam as coisas que dizem respeito ao culto divino. Todas essas medidas foram instituídas no intuito de fixar os ritos e cerimônias do culto e também para zelar pela conservação e exata observância dos mesmos.

 

Liturgia abrange campos muitos variados: Como os lugares, os objetos, os atos e os tempos de culto.

Tudo aquilo que por natureza pertencer ao culto público, mas se afastar das regras da Igreja, não é litúrgico.

 

A utilidade da liturgia resulta da importância da dupla finalidade que ela possui: promover a dignidade do culto e alimentar a fé e a piedade dos fiéis.

 

Com o Concílio Vaticano II recuperamos o sentido de liturgia como ação do povo, pois durante séculos ela ficou reduzida a uma ação realizada exclusivamente por ministros ordenados (Padre, Bispo...). Era uma ação em que o povo não fazia parte, apenas assistia e muitas vezes sem compreender o que estava sendo celebrado.

 

Hoje entendemos liturgia como ação do povo batizado, e por isso todo ele sacerdotal. Povo chamado ao louvor de Deus e à transformação e santificação da vida e da história. E isso exige uma participação cada vez mais ativa, consciente, plena e frutuosa.

 

Liturgia é como uma casa: Ela deve estar sempre bem arrumada e cuidada. mas acima de tudo ela deve ser um LAR, que nos acolhe em seu aconchego e renova nossa vida no encontro com Cristo.

Ø        Neste sentido que sugestões você teria para melhorar as celebrações de nossa comunidade?

Nenhum comentário: