segunda-feira, 4 de maio de 2009

Sugestões Liturgicas Maio 2009

Neste mês dedicado à Nossa Senhora, podem ser feitas diversas homenagens, como entradas da imagem, coroação, rezas do terço, etc.

Caprichem, pois ela merece o melhor!

4° Domingo de Páscoa

02-03 Maio 2009

Leituras:Atos 4; Salmo 118; I João 3;

João 10, 11-18 (O Bom Pastor)

 

Eu sou o bom pastor!

 

Hoje é o domingo do bom pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Neste 4º Domingo da Páscoa Jesus ressuscitado, como bom pastor revela ternura e cuidado para com seu povo, e em especial com os pobres e sofredores. Ele é o pastor que doa sua vida para o rebanho tenha vida em abundancia. O Pai nos conceda a graça de viver em sua comunhão e na doação gratuita e generosa aos nossos irmãos e irmãs.

 

Sugestões para a Celebração:

 

-       Um ícone de Cristo como Bom Pastor auxiliará a comunidade a contemplar sua presença em nosso meio. Esse ícone pode vir na procissão de entrada juntamente comum cartaz escrito: “Eu sou o Bom Pastor e dou a vida pelas minhas ovelhas”.

-       Nas preces da comunidade recordar o Dia Mundial de Orações pelas Vocações sacerdotais e religiosas rezando uma Oração Vocacional.

-       Convidar as pessoas ao abraço da paz, partilhando a alegria de quem se sente conduzido pelo amor do Bom Pastor.

-       O canto de comunhão pode ser o salmo 23: “O Senhor é meu pastor...” ou “pelos prados e campinas...”.

 

 

5° Domingo de Páscoa

09-10 Maio 2009

Leituras: Atos 9; Salmo 22; I João 3;

João 15, 1-8 (A videira e os ramos)

 

Eu sou a videira verdadeira!

 

Celebramos hoje o domingo da videira e dos ramos e também o dia dedicado às mães. Cristo ressuscitado nos convoca a uma relação de intimidade comparada à dos ramos com o tronco da arvore. A comunidade dos discípulos-missionários que permanecer unida ao ressuscitado terá vida plena e, como a videira, produzirá os frutos desejados pelo Pai. Esta comunidade será verdadeira testemunha do carinho de Deus no meio da sociedade.

 

Sugestões para a Celebração:

 

-       Acolher com carinho e destacar a presença das mães na comunidade. Se oportuno convida-las a entrar acompanhando a procissão de entrada.

-       Incluir nas preces da comunidade intenções pelas mães.

-       A procissão do ofertório também pode ser feito pelas mães.

-       Destacar a oração do Pai nosso como sinal de unidade intima com o Pai. E reza-lo de mãos dadas simbolizando a união “dos ramos” (da comunidade).

-       Se possível colocar uma pequena arvore junto a mesa da palavra (ambão).

 

6° Domingo de Páscoa

16-17 Maio 2009

Leituras: Atos 10; Salmo 98; I João 4;

João 15, 9-17 (Mandamento do Amor)

 

Amai-vos uns aos outros!

 

Celebramos hoje o domingo do mandamento do amor e somos convidados a contemplar o amor de Deus revelado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus Cristo. Amando o próximo devemos dar nossa resposta às inúmeras manifestações do amor terno de Deus para com seu povo.

 

Sugestões para a Celebração:

 

-       Criando um ambiente orante antes da celebração pode-se cantar o refrão: “Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está”.

-       Acolher com amor os irmãos e irmãs que chegam com símbolos que representam o amor, como um coração vermelho com a mensagem: “Como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros”. Depois, no ofertório, as pessoas podem ofertar esse coração, como se estivessem oferecendo o seu amor a Deus. No final da celebração distribuí-los novamente.

-       Como acolhida amorosa, fazer o abraço da paz no início da celebração,.

-       O canto da comunhão pode ser: “Prova de amor maior não há...” ou “Eu vos dou um novo mandamento...”.

 

7° Domingo de Páscoa

Ascenção do Senhor

24-25 Maio 2009

Leituras: Atos 1; Salmo 47; Efésios 1;

Marcos 16, 15-20 (ascenção de Jesus)

 

Vão pelo mundo inteiro e a todos anunciem a Boa Nova!

 

O mistério da Ascenção de Cristo significa “elevação” também para nós. Ele elevou-se ao céu, não para afastar-se de nós, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá, um dia, à gloria do Pai. Hoje, não comemoramos uma despedida, mas um novo modo d`Ele estar presente conosco todos os dias.

 

Sugestões para a Celebração:

 

-       Valorizar as resposta da assembléia ao dizer: “Ele está no meio de nós”.

-       Realçar a leitura dos Atos dos Apóstolos, ela pode ser cantada ou dialogada.

-       Incentivar a participação na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa hoje, acompanhando (até pela TV) as iniciativas, grupos e celebrações preparadas para essa ocasião.

-       O evangelho pode ser dialogado por um rapaz, que diz a fala de Jesus e por uma moça, que faz o restante.

-       Na mensagem final lembrar que: Movidos pelo Espírito Santo e pelas bençaos de Deus seremos testemunhas até os confins da terra e realizaremos com as mais diferentes expressões a missão salvadora de Jesus na sociedade em que vivemos.

 

Domingo de Pentecostes

30-31 Maio 2009

Leituras: Atos 2; Salmo 103; I Coríntios 12;

João 20, 19-23 (Aparição do ressuscitado)

 

Recebei o Espírito Santo!

 

Concluindo a caminha da Páscoa, hoje, o Senhor nos reúne para celebrar o dom do Espírito Santo, que, conforme Ele havia prometido, é soprado sobre toda a comunidade reunida. Esse Espírito nos renova, transforma e edifica. Com os seus dons, fortalece a nossa missão de anunciar a Boa Nova até os confins do mundo.

 

Sugestões para a Celebração:

 

-       Na precisão de entrada, um cartaz com o desenho dos sete dons do Espírito Santo.

-       Cantar a sequência: “A nós descei divina luz...” enquanto se acendem, no altar, sete velas coloridas representando os dons.

-       Convidar os agentes de pastorais, que são pessoas que colocam os seus dons à serviço da comunidade, para que rezem, junto ao círio pascal, a oração do Creio, como sinal de renovação de seu serviço.

-       Após a benção final apagar a chama do círio pascal, pois este é o último dia em que ele estará junto ao altar.

Nenhum comentário: