sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

#Expressões: Abaixo à Rede Globo


Recentemente tenho visto um forte movimento de rejeição à Rede Globo de televisão.
Não vou discutir se esse grupo de comunicação é opressor, ou manipulador, ou degrada os valores morais, éticos e religiosos, etc.
Apesar do titulo desta postagem, não vou me manifestar contra ou a favor. Deixo esse julgamento para os outros.
O que pretendo refletir aqui é sobre o poder influenciador da televisão hoje em dia.
Os índices de audiência são cada vez mais baixos.
Antigamente quando a maioria maciça da população brasileira só tinha a Rede Globo como fonte de formação e informação, acredito poderíamos questionar seu poder manipulador.
Não estou negando sua influencia na sociedade brasileira, mas o que estou percebendo é um grande grito de indignação contra algo que é só mais um instrumento de comunicação no meio de uma multidão.
Por exemplo, muitos dizem: “as novelas da Globo estão deturpando nossos jovens”. Agora eu pergunto: nossos jovens assistem novela da Globo?
Quem assiste somente televisão hoje em dia?
È verdade que a Globo ainda é líder de audiência, mas em comparação com o passado a audiência diminuiu drasticamente. As outras emissoras então, coitadas, “dão traço no Ibope”.
Não há como negar que o maior meio de comunicação, hoje em dia, é a internet.
Até mesmo as gerações mais antigas possuem Facebook e aprenderam a “mexer no Whatsapp”. Eu mesmo já aderi ao Youtube e a Netflix a algum tempo. E mesmo aqueles que insistem na televisão, assinam os canais pagos, pois tem conteúdo melhor.
Ou seja, pra mim, o discurso “abaixo à Rede Globo” é o mesmo que “bater em cachorro morto”. Desculpe os anti-Globais, mas se vocês querem discutir sobre quem está influenciando a opinião das pessoas hoje em dia, vocês devem elevar esse debate para outro nível.
Quando quiser falar sobre o bem e os males da internet, eu faço questão de dar a minha contribuição.
Enquanto isso, podem endeusar ou endemoniar a Rede Globo à vontade. Eu, como boa parte da população, já transformamos a televisão, a muito tempo, em peça de museu. (na verdade só uso a TV para jogar vídeo game, assistir dvd e conectar à internet). E viva a internet.

Isso é o que eu penso Pe. Marcio Canteli

Nenhum comentário: