quarta-feira, 3 de abril de 2013

O que é Páscoa?


Páscoa é uma palavra vinda do hebraico e significa “passagem”. A Páscoa cristã nasceu da Páscoa judaica, que tem suas raízes numa festa ligada aos pastores. Para eles páscoa era a passagem de uma pastagem a outra e nesta ocasião imolavam cordeiros à divindade.
Os hebreus adotaram essa festa antiga e a transformaram na grande festa que marca sua saída da escravidão no Egito, passando o Mar Vermelho a pé enxuto rumo à terra da liberdade e da vida.  O ritual da Páscoa judaica é apresentado no livro do Êxodo, capítulo 12. Páscoa significa, portanto, já no Antigo Testamento, passagem da escravidão à liberdade, da morte à vida.
A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na Quinta-feira santa (Mt 26, 17-20). Ao celebrar a Páscoa judaica Jesus inaugurou a própria páscoa, ou seja, sua passagem deste mundo para o Pai.
A páscoa de Jesus consta de três momentos: a celebração ritual (última ceia), com um sentido novo ligado à sua paixão e à memória que seus apóstolos deverão fazer; a morte na cruz, onde Jesus se faz o verdadeiro Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo e a ressurreição, verdadeira e extraordinária passagem da morte para a vida.
Jesus venceu a morte e abriu as portas da eternidade para todos nós (I Cor 15, 20), ou seja, Ele abriu-nos a passagem para a vida eterna. Reza o prefacio da páscoa I, que, Cristo, morrendo, destruiu a morte e, ressurgindo, garantiu-nos a vida em plenitude. Com isso, a ressurreição de Jesus é garantia da nossa ressurreição. “Cremos firmemente – e assim esperamos – que, da mesma forma que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com Cristo ressuscitado” (CIC 989).
Desde os primeiros tempos a Igreja celebra a Páscoa como comemoração da passagem de Cristo desta vida terrena para a vida da glória, através da sua paixão, morte e ressurreição. Para nós a Páscoa é a nossa definitiva passagem do mundo do pecado e da escravidão para uma vida de justiça e de amor, isto é, de libertação da escravidão do mal para a vida de filhos de Deus.
Portanto, que nesta Páscoa passemos a viver uma vida nova em Cristo Jesus. Essa renovação devemos buscar continuamente até realizarmos um dia a nossa passagem definitiva desta vida para a outra vida, a eterna.
Diácono Marcio Canteli, Páscoa 2013

Um comentário:

Arcanjo disse...

BOM DIA IRMÃO.
PAZ E BEM

DOU GRAÇAS A DEUS POR TER VC COMO CONTATO NAS REDES.
E PEÇO MUITO A DEUS QUE CONTINUE TI ILUMINANDO E QUE SEUS SONHOS SEJAM TODOS REALIZADOS.
MAS, VC ME DEIXOU ORFÃO KKK PQ NÃO POSTOU MAS SUGESTÕES PARA DINAMIZAR AS CELEBRAÇÕES EU CREIO QUE NÃO SÓ EU, CENTENAS DE PESSOAS MAS ESTOU CERTO QUE UM DIA V VAI NOS AJUDAR DE NOVO

QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE COM VOCÊ E SUA FAMILIA
ABRAÇOS
MIGUEL