sábado, 5 de novembro de 2011

O que é a Igreja segundo o Concilio Vaticano II?


O Concilio Ecumênico Vaticano II foi convocado pelo Papa João XXIII no dia 25 de dezembro de 1961 e foi encerrado pelo Papa Paulo VI no dia 8 de dezembro de 1965. Nas suas quatro sessões os mais de 2.000 participantes convocados de todo o planeta discutiram e regulamentaram vários temas sobre a Igreja Católica.
O Papa João Paulo II classificou o Concilio Vaticano II como um momento de reflexão global da Igreja sobre si mesma e sobre as suas relações com o mundo. De fato esse Concílio é antes de tudo uma atitude nova da Igreja diante do mundo desse tempo que cavou simultaneamente dois sulcos: o da proximidade das alegrias e tristezas dos humanos deste tempo e o de uma redescoberta das fontes vivas da Tradição.
O Concilio Vaticano II definiu que a Igreja é em primeiro lugar o mistério do encontro de Deus com a humanidade, ou seja, a Igreja é o lugar onde se realiza a comunhão com Deus e a união entre seus filhos.
Antes desse Concilio a Igreja era concebida como uma sociedade hierárquica constituída e funcionando a partir de si mesma. Ou seja, a Igreja seguia um modelo piramidal onde os membros do clero eram os superiores e os únicos agentes na Igreja e os leigos eram inferiores e tinham a única função de obedecer e se deixar ensinar.
A partir do Vaticano II a Igreja segue uma estrutura de comunhão e participação. Todos os batizados são testemunhas e artesãos da comunhão que tem como modelo a Trindade. Seguindo esse modelo, todos - clero e leigos - são chamados a agir em conjunto para o bem da Igreja inteira e da sua missão no mundo.
Nessa perspectiva o Concilio nomeia a Igreja como: Povo de Deus, Corpo de Cristo, Templo do Espírito (cf. LG 17; PO 1; AG 7). A Igreja é ao mesmo tempo o povo convocado pelo Pai, o Corpo construído pelo Cristo, o Templo animado pelo Espírito.
O Vaticano II lembrou que a Igreja não é feita para si mesma, ainda menos para sua própria glória, mas para o advento do Reino e para a salvação do mundo. É essa a responsabilidade do clero, dos leigos, enfim, de todos os batizados.

Nenhum comentário: