sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Dia de Finados


A Igreja Católica celebra no dia 2 de novembro a memória dos nossos irmãos e irmãs já falecidos, rogando a Deus por eles.

Já no século I os cristãos rezavam pelos falecidos visitando os túmulos dos mártires. A partir do século V a Igreja dedica um dia do ano para rezar por todos os mortos. Porém somente no século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro.

Na piedade popular inspirada na fé católica o Dia de Finados é marcado por três características: É dia de saudade, o dia de fazer memória e o dia de professar a fé na ressurreição.

É um dia de saudade, pois nos faz sentir a ausência de quem se foi. Porém a memória dos entes que partiram é confortada pela nossa fé na ressurreição. Ou seja, neste dia, ao mesmo tempo em que se sente a ausência, revive-se a esperança.

A liturgia deste dia realça a ressurreição e a vida, tendo como referencia a própria ressurreição de Cristo.

Se a certeza da morte nos entristece, a promessa da ressurreição nos faz viver da esperança de que a morte não é o fim da vida, mas é a passagem de uma vida peregrinante por este mundo para a vida na pátria definitiva.

Portanto do Dia dos Fiéis Defuntos não é um dia só de luto e tristeza, mas é um dia de mais íntima comunhão com aqueles que nos precederam. É dia de esperança, dia de oração.

Nenhum comentário: