sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz


A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação.
No dia 14 deste mês, a liturgia de nossa Igreja celebra a festa da Exaltação da Santa Cruz.
Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino.
Uma construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.
A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada e apresentada aos fiéis.
A cruz era instrumento de suplício, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos, mas se tornou, depois da morte de Cristo, para nós cristãos, motivo de glória.
Se por um lado a Cruz demonstra a maldade do ser humano, por outro, demonstra a grandiosidade do amor do Pai “que não poupou seu próprio Filho” (Rm 8,32) e do amor de Cristo, que demonstra ali seu amor pelos amigos, “morrendo por eles” (Jo 15,13).
Deus não parou, evidentemente, na cruz. A Paixão conduziu Jesus à ressurreição, à vitória final sobre a morte e o pecado. 
Portanto, na Cruz se defrontam o ódio máximo e o amor maior; o aparente fracasso e a vitória final; a justiça e a misericórdia; as luzes e as trevas; a tristeza da morte e o borbulhar das “fontes da alegria de salvação” (Is, 12,3).
O caminho da cruz, da humilhação e da obediência, foi o que Deus escolheu para nos salvar. 
Cada um tem a sua cruz. É o próprio Jesus quem nos diz isso muito claramente: “Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9,23) e diz ainda que “se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; mas, se morrer, produz muito fruto” (Jo 12,24b).
É preciso lutar contra o medo que temos da cruz e do sofrimento. São João da Cruz dizia que o que mais nos faz sofrer é o medo que temos da cruz.
Já Santa Teresa dizia que, quando abraçamos nossa cruz com coragem e vontade, ela se torna leve.
Enfim, precisamos levar a cruz e não arrastá-la…

Olhando para a Santa Cruz Oremos:

Salve, cruz bendita, fostes e és para muitos motivo de escândalo, para nós cristãos é memória da nossa redenção.
Em ti fomos redimidos de todos os pecados, de todas as escravidões.
Contemplando-te, assumimos a missão de entregar também a nossa vida como fez Jesus, para que todos, no Senhor, tenham vida em plenitude.
Em ti, vemos o sofrimento de Cristo e de todos os homens e mulheres do mundo.
Dai-nos, Jesus, a graça de um dia, após a nossa peregrinação terrestre, ter a glória da ressurreição.
Assim seja

Nenhum comentário: