sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como o Pai me enviou, também Eu vos envio!


 O que é missão? E qual o seu objetivo?
Segundo o dicionário missão é um encargo, é um dever, é uma tarefa que se confere para alguém realizar.  Para a Igreja essa tarefa consiste no anúncio da Boa nova da salvação a todos os povos. Ou seja, missão é sinônimo de evangelização.
O objetivo da missão é que cada pessoa reconheça seu lugar na caminhada rumo ao Reino de Deus. Que cada um possa acolher o Evangelho e colaborar com seu agir pessoal ou em comunidade, no crescimento do Reino de Deus neste mundo.
Evangelização é missão, porém missão não é somente evangelização. Ela é também encontro com o outro, diálogo, partilha, testemunho, promoção humana, libertação das nossas “escravidões” frente ao Reino vindouro, etc. Essa missão tem sua origem no Pai, porém quem a realiza é o Filho.

Todos somos discípulos-missionários
Jesus é o missionário do Pai, ele foi enviado ao mundo para anunciar a chegada do Reino de Deus. Essa mesma missão Jesus transmite aos seus discípulos: “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio” (Jo 20, 21). Não quer dizer que Jesus abandona a sua missão, ele a realiza valendo-se de seus discípulos. Esta delegação da missão dirige-se ao povo inteiro, ou seja, todos nós que somos discípulos de Jesus, somos também missionários.
Desde o Concílio Vaticano II, o povo de Deus tomou consciência de que a Igreja toda é missionária e que ela não tem outra razão de ser que não seja a missão, isto é, o envio a todos os povos e a evangelização do mundo todo.
Consciente disso a 5ª Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho realizado no ano de 2007 em Aparecida-SP deu um novo olhar ao tema da missão. Os bispos entenderam que todos nós que somos discípulos de Jesus, isto é, que estamos próximos dele aprendendo a viver como o Mestre viveu, também somos missionários, ou seja, devemos levar a Boa Nova da salvação para aqueles que estão longe do Mestre, longe de Deus e afastados da Igreja. Não há mais separação, todos nós somos discípulos-missionários. Ou somos missionários, ou não somos discípulos daquele que veio “para que todos tenham vida e vida em abundancia” (Jo 10,10).
O Documento de Aparecida aponta ainda para a necessidade de uma conversão pastoral e uma renovação missionária (DA 365-372). Isso quer dizer que cada paróquia deve modificar suas estruturas tornando todas as pastorais e movimentos decididamente missionárias, isto é, que toda a nossa comunidade paroquial esteja imbuída do espírito da missão. A partir disso “nasce a atitude de abertura, diálogo e disponibilidade para promover a co-responsabilidade e a participação efetiva de todos na vida da comunidade” (DA 368).

Campanha Missionária e Dia Mundial das Missões
Visando esse ideal missionário a Igreja realiza todo ano a Campanha Missionária. Ela é sempre realizada no mês de outubro e consiste numa jornada de fé em favor da missão universal da Igreja. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade a Campanha Missionária deste ano tem como tema “Missão e Ecologia” e como lema “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo” (Eclo 18, 12b). A Campanha vive seu ponto alto no Dia Mundial das Missões.
Esse Dia Mundial iniciou-se com Pio XI, papa que deu um grande impulso à missionariedade da Igreja ao publicar, em 1925, a encíclica sobre a missão Rerum Ecclesiae. No ano seguinte o pontífice instituiu o Dia Mundial das Missões a ser celebrado em toda a Igreja no penúltimo domingo de outubro.
O Dia das Missões, que esse ano celebraremos em 23 de outubro, deve ser o grande dia da catolicidade, no qual todo fiel vive a universalidade da fé. Esse dia é, portanto, um olhar aberto sobre o mundo, um grande abraço das Igrejas entre si. Essa comunhão universal é demonstrada concretamente com a realização de uma coleta. No Dia Mundial das Missões todas as igrejas católicas de todos os países dão sua colaboração para um fundo de caridade que é repartido conforme a necessidade de cada Igreja pobre e usado também em iniciativas de socorro aos missionários espelhados pelo mundo.
Na Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Missões 2011 o papa lembra que a evangelização é uma dimensão essencial da Igreja e uma tarefa urgente hoje, pois a secularização faz com que muitas pessoas vivam como se Deus não existisse.
Esse Dia das Missões é uma oportunidade de renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às atividades pastorais de nossas paróquias um amplo fôlego missionário.

Missões no seminário
         Como a Igreja é por natureza missionária (Ad gentes, 2), a formação dos novos sacerdotes não pode ficar alheia a esse tema. Por isso anualmente acontece a Semana Missionária dos Seminaristas que é realizada em alguma paróquia de nossa diocese, sempre no período das férias de janeiro.
Nesse ano de 2011 a Semana Missionária foi realizada na paróquia Sagrado Coração de Jesus em Francisco Morato e em 2012 já está sendo organizada na paróquia Santa Rita de Cássia na cidade de Itatiba.
Nessa Semana os seminaristas levam a Boa Nova de Jesus às famílias e realizam momentos de formação e celebração com a comunidade. Além de dar um novo impulso missionário à paróquia visitada, a Semana Missionária é um momento forte de encontro e espiritualidade dos seminaristas com o povo de sua diocese.
        
Para refletir
Como ser discípulos-missionários a ponto de atrair os que estão afastados de Deus? E qual o papel de cada pastoral ou movimento nessa renovação missionária?
Que a Campanha Missionária desse ano renove o espírito de missão em todas as nossas comunidades paroquiais e com isso sejamos verdadeiros discípulos-missionários de Jesus Cristo levando a Boa Nova a todos aqueles que estão afastados do coração misericordioso de Deus.
Um forte abraço a todos!
seminarista do 3º ano de teologia.

Nenhum comentário: