quinta-feira, 11 de março de 2010

Páscoa: Passagem para uma vida nova.

Jesus instituiu a NOVA PÁSCOA na Ultima Ceia segundo Mateus 26, 17-20

A palavra “Páscoa” significa “passagem”. Segundo Êxodo 12, 1-28 o anjo exterminador “passou” diante das casas dos hebreus, isto é, não entrou pelas portas pintadas com o sangue de um cordeiro. Anualmente os hebreus celebram essa memória com a refeição sacrificial, ou seja, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro é assado e comido pelos membros duma mesma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento).
A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos (Cf. Mateus 26, 17-20), essa ceia é a refeição ritual da festividade da Páscoa judaica. Pórem, ao celebrar essa Páscoa, Jesus institui a NOVA PÁSCOA, a Páscoa da libertação total do mal, do pecado e da morte numa aliança de amor de Deus com a humanidade.
Para nós cristãos a Páscoa simboliza a morte vicária (substitutiva) de Cristo, ou seja, Jesus morreu em nosso lugar para nossa redenção. Pela Páscoa também celebramos a ressurreição de Jesus, ou seja, sua vitória sobre a morte. Por isso ela é a festa mais bela e mais importante da Igreja Católica, pois é a festa da vida nova: a vida em Cristo ressuscitado.
Como comemoração da passagem de Cristo desta vida terrena para a vida da glória, a Páscoa deve ser para nós o nosso definitivo êxodo do mundo do pecado e da escravidão para uma vida de justiça e de amor, isto é, de libertação da escravidão do mal para a vida de filhos de Deus.
Portanto, nesta Páscoa somos todos chamados a viver uma vida nova em Cristo Jesus. Essa renovação devemos buscar continuamente até realizarmos um dia a nossa passagem (páscoa) definitiva desta vida para a outra vida, a eterna.

FELIZ PÁSCOA A TODOS! :-)

Nenhum comentário: