quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Liturgia

As cores litúrgicas sempre estarão presentes na toalha do altar, da credência e do ambão e sobre tudo nas vestes litúrgicas.

O BRANCO: Simboliza a vitória, a paz, a alma pura, a alegria. Usa-se: na Quinta-feira Santa, na Vigília Pascal do Sábado Santo, em todo o Tempo Pascal, no Natal, no Tempo do Natal, nas festas dos santos (quando não mártires) e nas festas do Senhor (exceto as da Paixão). É a cor predominante da ressurreição.

O VERMELHO: Simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usado: no Domingo
De Ramos e da Paixão, na Sexta-Feira da Paixão, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos apóstolos, dos santos mártires e dos evangelistas.

O VERDE: É a cor da esperança. Usa-se no Tempo Comum. (Quando no Tempo Comum se celebra uma festa do Senhor ou dos santos, usa-se então a cor da festa).

O ROXO: Simboliza a penitência. Usa-se no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode-se também usar nos ofícios e missas pelos mortos. (Quanto ao Advento, está havendo uma tendência a se usar o violeta, em vez do roxo, para distingui-lo da Quaresma, pois Advento é tempo de feliz expectativa e de esperança, num viver sóbrio, e não de penitência, como a Quaresma).

O PRETO: É uma cor pouco usada, porém ela é símbolo de luto. Pode ser usado nas missas pelos mortos, mas nessas celebrações pode-se usar também o branco, dando-se então ênfase não à dor, mas à ressurreição.

O ROSA ou ROSEO: Simboliza também a alegria. Pode ser usado no 3º Domingo do Advento, chamado "Gaudete”, e no 4º Domingo da Quaresma, chamado aqui "Laetare", ambos os domingos da alegria.

Ø OUTROS SÍMBOLOS LITÚRGICOS.

IHS: Iniciais das palavras latinas “Iesus Hominum Salvator”, que significam: Jesus Salvador dos Homens. São encontradas sempre nos paramentos litúrgicos, nas portas de sacrário e nas hóstias.

ALFA (Α) E ÔMEGA (Ω): Primeira e última letra do alfabeto grego. No Cristianismo aplicam-se a Cristo, princípio e fim de todas as coisas.

TRIÂNGULO: Com seus três ângulos iguais, o triângulo simboliza a Santíssima Trindade.

INRI: São as iniciais das palavras latinas “Iesus Nazarenus Rex Iudaerum”, que querem dizer: Jesus Nazareno Rei dos Judeus, colocadas por Pilatos na crucifixão de Jesus (Cf. Jo 19,19).

XP: Estas letras, do alfabeto grego, correspondem em português ao “C” e ao “R”. Quando elas aparecem juntas (uma sobre a outra), formam as iniciais da palavra CRISTÓS (Cristo).

Elaborado pelo Seminarista Marcio Canteli.

Nenhum comentário: