terça-feira, 14 de maio de 2013

O Papa Francisco e sua simplicidade


Papa Francisco: Imitador da simplicidade de Jesus Cristo

            A Igreja para o Papa Francisco existe para transparecer Jesus Cristo. Por isso ela deve ser pobre, simples, generosa e alegre.
            A pobreza pessoal de Bergoglio não é oportunismo midiático, ele sempre foi assim. Nunca se sentiu digno de deixar-se servir e os seus gestos simples de serviço são conhecidos. Sempre evitou mostrar-se como superior. O gosto pela simplicidade é outra característica sua que pode desconcertar as praticas e costumes do Vaticano.
            O Papa Francisco é simples não apenas nas roupas que veste e na linguagem que usa, mas também nos costumes. A sua opção pela simplicidade não é apenas amor à pobreza, mas é desejo de assemelhar-se mais com os pobres, sentindo-se um deles, de modo que os pobres fiquem mais à vontade com seu pastor. Por isso, a linguagem que o Papa Francisco usa é de fácil compreensão e acessível a todos.
            Algumas pessoas pode se enganar, pensando que ele não tenha boa formação teológica; seria um erro afirmar isso. O jesuíta Bergoglio é um pensador com ampla e profunda cultura e uma sólida formação teológica. A sua preocupação não é deslumbrar, mas sim, ser acessível a todos.
A simplicidade de Bergoglio é perceptível no conteúdo que ele seleciona e destaca em seus escritos e discursos e também na forma didática que os apresenta. Ele entende que a sua pregação deve manter uma dimensão sadia onde a insistência em que algumas coisas, por mais importantes que sejam, não ofusquem o brilho daquelas que espelham diretamente o Jesus do Evangelho.
Extraído da Revista “O Mílite” nº 265. p. 16-18
Artigo o Padre e Doutor Victor Manuel Fernandez,
antigo amigo e colaborador do Cardeal Bergoglio.

Nenhum comentário: