sábado, 30 de março de 2013

Os símbolos da Vigília Pascal


O simbolismo do fogo

O fogo, reconhecido pelos antigos como um dos quatro elementos do mundo, é um princípio ativo.
Tem capacidade de purificar e regenerar. Os ritos de purificação são bem conhecidos, como as queimadas para limpar o terreno.
Em sentido translato, o fogo representa o amor, as paixões que se aninham nos corações.
O fogo purifica, aquece e ilumina. Na Bíblia, o fogo é sinal da presença e da ação de Deus no mundo. É expressão de santidade e transcendência divinas. (Ex 3,2ss: a sarça ardente).
Na liturgia da Vigília Pascal, o fogo representa a grande teofania de Deus: a nova criação realizada na ressurreição de Jesus.

O simbolismo da luz
A luz é força fecundante, condição indispensável para que haja vida. As trevas são símbolo do mal, da infelicidade, da perdição e da morte. A luz exalta o que é belo e bom.
Na Bíblia, Deus é luz: – O Senhor é minha luz e salvação – Sl 27,1; Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida – Jo 8,12;
Quem crê se torna luz: – vós sois a luz do mundo – Mt 5,14; - reflexo da luz de Cristo.
Representa Cristo Ressuscitado, - vencedor das trevas e da morte (os cravos do círio), - Senhor da história (os algarismos), - princípio e fim (A e Z), - sol que não conhece ocaso. É aceso com o fogo novo, produzido em plena escuridão, pois na Páscoa tudo renasce.
A aclamação “Eis a luz de Cristo!” é um memorial da Páscoa. A procissão com o Círio marca a presença de Cristo no meio do seu povo.

O simbolismo da água
A água é símbolo da vida. Sem água não há vida de forma alguma.
A imersão do Círio Pascal na água é a união do elemento divino com o humano, a força fecundante de Cristo, – gerador de vida nova, – para que todos os que se banharem nessa água fecundada se tornem filhos de Deus.
A água simboliza a vida, fertiliza a terra, mata a nossa sede, lava-nos e purifica-nos … Lembra a imersão batismal pela qual nos tornamos filhos de Deus. Representa o novo nascimento: “quem não renascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”.

O simbolismo da cor branca
Embora os símbolos fortes e marcantes da Vigília Pascal sejam o fogo, a luz e a água, queremos também lembrar o simbolismo da cor branca que predominará durante todo o tempo pascal.
O branco é a cor da alegria e da festividade. 
No monte da transfiguração, a face de Cristo ficou brilhante como o sol, “e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz” (Mt 17,2). “Suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas, de alvura tal como nenhuma lavadeira na terra as poderia alvejar” (Mc 9,3). Os anjos presentes na ressurreição do Senhor sentavam-se, “vestidos de branco” junto ao sepulcro (Jo 20,12). No Apocalipse a cor branca simboliza a pureza perfeita e a glória inacessível. Aqueles que entram na Jerusalém celeste, vindos da grande tribulação, “lavaram suas vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,13s).
Os paramentos brancos anunciam a vitória sobre o mal … e a paz que Jesus Ressuscitado nos dá. Apontam para o viver revestido dos mesmos sentimentos de Jesus: “como escolhidos de Deus, santos e amados, vistam-se de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência …” (Cl 3,12). As vestes brancas identificam os que são fiéis a Jesus e estão inscritos no Livro da Vida (Ap 3,4-5).


Nenhum comentário: