quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Maria: A mulher simples, pobre e humilde que nos enriquece.



            No cântico do Magnificat (Lc 1, 39-56) o evangelista Lucas apresenta Maria reconhecendo-se pequena entre todas as mulheres. Maria faz parte dos anawin, os pobres do Senhor que esperavam o Messias libertador.
            Para Lucas, Maria é pobre, simples, humilde, batalhadora. Uma mulher que não se entrega às dificuldades, mas que encontra uma saída no temor de Deus.
            Maria sustenta a fé os fracos com sua fé forte, enraizada no mistério da redenção. Para ela ser pobre é um dom que enriquece aquele que traz para junto de si a força de Deus.
            O coração de Maria sempre foi despojado, nunca acumulou riquezas, justamente para se colocar a serviço do Filho. Ela viveu a pobreza como sinal de vida e soube renunciar o supérfluo em favor de um bem maior. Podemos aprender com ela a viver mais voltados para Cristo.
            Maria vive para Deus, volta-se inteiramente ao Reino e com isso mostra a única verdade que o mundo precisa conhecer: Jesus Cristo. Ela faz tudo para que o Filho brilhe nas almas dos fiéis.
            Que a pobreza vivida por Maria enriqueça nossa busca pelo transcendente e nos ajude a viver com dignidade e serviço, promovendo ações que devolvam a vida aos pobres e humildes.
            Ser Cristão é fazer a opção pelos pobres, sem excluir os demais. Pois, todos somos pobres diante de Deus.

Com base no artigo do Pe. Nilton Boni, revista Ave Maria de janeiro de 2013.

Nenhum comentário: