quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fé: Dom de Deus e resposta do ser humano



A fé é um grande dom de Deus, necessário para a nossa salvação, e a resposta do homem à revelação. Pela fé podemos conhecer muitas coisas sobre Deus. Sabemos com toda certeza que Deus existe porque - mediante as coisas criadas - pode-se chegar à conclusão sobre a Sua existência.
A fé é uma virtude sobrenatural pela qual cremos nas verdades que foram reveladas. É, pois, um assentimento razoável, livre e sobrenatural, da inteligência e da vontade, à Revelação divina. Pela fé cremos em Deus e em tudo o que Ele nos revelou.
A fé é um presente de Deus. Crer é um ato do homem, mas a fé é, sobretudo, um dom sobrenatural, um presente muito grande que Deus nos faz no momento do batismo.
Crer é uma coisa racional. Às vezes se explica a fé dizendo que é "acreditar naquilo que não se vê". Crer é uma coisa racional, porque é Deus quem revela, e Deus não pode enganar-Se nem enganar-nos.
Quando rezamos o credo, umas vezes dizemos: creio em Deus, no singular, porque a fé é um ato da pessoa que aceita livremente a autoridade de Deus que revela; em outras ocasiões dizemos: cremos em Deus - no plural - para significar que a fé, nós a recebemos, a professamos e a vivemos no âmbito comunitário da Igreja de Jesus Cristo.
A Igreja é um só Corpo formado por todos aqueles que crêem. Assim, a Igreja é como a Mãe de todos os fiéis, como diz São Cipriano ao relacionar a fé em Deus com o papel da Igreja: "Ninguém pode ter a Deus por Pai se não tem a Igreja como Mãe".
A fé é necessária para a salvação, pois é o mesmo Jesus Cristo quem o afirma: "o que crer e for batizado, se salvará; mas o que não crer, será condenado". (Marcos 16,16).
O Credo ou a oração do Creio é o resumo das verdades que devemos acreditar. Desde o princípio os cristãos dispuseram de Símbolos ou Fórmulas de fé, que resumiam o ensinamento da Revelação divina. Existem várias formulações das verdades da fé, mas ocupam um lugar muito particular na vida da Igreja o Símbolo dos Apóstolos e o Símbolo de Nicéia-Constantinopla. Quando recitamos o Credo, estamos fazendo um ato de fé nas verdades fundamentais que Deus nos revelou.
Deus nos deu um grande presente que é a fé, e temos de saber agradecer fazendo com os nossos lábios e com o nosso coração muitos atos de fé e assumindo os propósitos de: Aprender bem o Credo (os dois Símbolos); Recitar sempre o Credo com devoção, não só na Missa e Rezar pelos que não tem o dom da Fé.

Fonte: Arquidiocese de Campinas – Fichas de estudo sobre o Ano da Fé

Nenhum comentário: