terça-feira, 8 de maio de 2012

Catequese da Crisma


Fortaleça e dinamize os encontros de crisma em sua comunidade

POR JUBERTO SANTOS
O objetivo principal da Pastoral da Crisma é levar os crismandos a uma confirmação do Sacramento do Batismo. Mas essa confirmação se dá por meio de um processo de conversão, em vista do afastamento de muitas pessoas da Igreja. Dessa forma, bem preparados e conscientes dizem sim a sua missão e recebem a unção do Crisma (óleo).
Assim, os cursos de crisma buscam dar condições ao crismando de responder ao chamado de Deus. Essa resposta se dá por meio do conhecimento da História da Salvação, da pessoa de Jesus Cristo, da História da Igreja, do entendimento dos Sacramentos e Mandamentos, enfim, em uma transposição para os dias atuais e para a vida de cada um deles. Essa transposição acontece pela ação do Espírito Santo.
 Dica importante
Promova programa de temáticas – assuntos que serão estudados ao longo do curso – para que o crismando vá adquirindo a conscientização de uma resposta concreta ao chamado de Deus.
 7 propostas para fortalecer os encontros
  1. Momentos de oração;
  2. Animação;
  3. Retiro espiritual;
  4. Pregações;
  5. Pastoreio dos catequistas;
  6. Dinâmicas;
  7. Cursos e eventos, etc.
 Lembro que, na crisma vemos simples “aulas”, mas encontros profundos, densos, únicos e ímpares. Não possui “professores”, mas pessoas que monitoram e ajudam nessa vivência maior com Deus. Hoje, a catequese é renovada, ou seja, não pode mais ser tratada como a dinâmica de salas de aula.
 Tome nota
Para que o curso seja profundo e amplo torna-se necessário que a equipe de catequistas que está coordenando seja bem preparada.  Se um catequista tem que comunicar a fé, esperança e amor, ardor missionário, vibração e alegria, responsabilidade e dedicação, e tantas outras virtudes, deverá possuí-las antes. O líder não nasce; faz-se! Não podemos ser “pescadores de aquários”, mas de mares profundos!
O objetivo principal do programa do curso de crisma é levar o crismando a um amadurecimento e ao engajamento na sua comunidade. Engajamento esse que fará com que o jovem, já crismado, viva tudo o que apreendeu durante o curso. Assim, a crisma é o sacramento da maturidade cristã, pois nos ensina e esclarece que o projeto de Jesus Cristo é anunciar o Reino de Deus.
Missão do catequista
O catequista consciente busca ser exemplo perante seus catequizandos. Por isso, ele deve observar posturas que não deveria cometer, como:
  1. Ver situações erradas e agir como se fossem certas;
  2. Querer soluções imediatas para tudo;
  3. Não admitir esperar;
  4. Querer criar um novo catecismo;
  5. Viver e pregar o nosso “próprio” Evangelho e não o de Jesus,
  6. Anunciar um Cristo “light” que aceita nossos defeitos…
 Tenha sempre em mente que o catequista buscará na oração, a orientação para sua vida e o aproveitamento dos momentos de intimidade com Deus. Precisa buscar uma constante formação, participando de cursos e buscando sempre ter acesso aos documentos e demais materiais de nossa Igreja.
Motivando
E tudo isso acontecerá tendo como base e alicerce a Palavra de Deus. A participação do sacerdote é fundamental, porque ele é o pastor que está atento às necessidades do grupo, promove formação para os catequistas, ajuda na obtenção de materiais, oferece o grande apoio espiritual. Na crisma, como nos demais sacramentos, encontramos o motivo da nossa féJesus Cristo Ressuscitado!
Quando o curso chega ao final, esse crismando não termina sua missão, a sua lembrança de Crisma não pode ser vista como um “diploma”, pois nada terminou, pelo contrário: a partir daquela frase dita pelo bispo “Recebe, por este sinal, o Espírito Santo dom de Deus.” A sua vida ativa na Igreja tem início, assumindo sem medo a sua vocação de filho (a) amado (a) de Deus.   Mãos à obra!

Nenhum comentário: