sexta-feira, 30 de março de 2012

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor


É a abertura solene da Semana Santa, com a lembrança da entrada festiva de Jesus em Jerusalém e a Paixão do Senhor. A liturgia do Domingo de Ramos nos faz reviver estes dois momentos da vida terrena de Cristo, quando a multidão em poucos dias passou do entusiasmo ao desprezo homicida.

Na festa da Páscoa, Jesus é um entre tantos peregrinos, filhos e filhas de Israel, que vai a Jerusalém. É um acontecimento aparentemente normal. Mas o simples fato de Jesus ir a Jerusalém, juntamente com os discípulos, assume um significado messiânico. Jesus entra na cidade rodeado por uma multidão em júbilo. As expectativas de Israel sobre o Messias chegaram ao ápice naquele dia, alimentadas pelas palavras dos antigos profetas e confirmadas por Jesus de Nazaré com seus ensinamentos e, especialmente, com os sinais que tinha realizado.

Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado pelo povo, montado em um jumentinho. Jesus não concebeu a sua existência terrena como busca do poder, como corrida ao sucesso e desejo de fazer carreira, como vontade de domínio sobre os outros. Ao contrário, Ele renunciou aos privilégios da sua igualdade com Deus, assumiu a condição de servo, tornando-se semelhante aos homens e obedeceu ao projeto do Pai até a morte na Cruz. Todo o entusiasmo da multidão, que acolheu Jesus com aplausos, poucos dias depois se transformou em brados pela sua morte.

Vivamos intensamente a nossa vida cristã, sem deixar-nos levar por um entusiasmo passageiro. Acolhamos Jesus Cristo em nosso coração, vivendo plenamente o seu ensinamento e testemunho de amor, paz, humildade, fraternidade e entrega total a Deus e aos irmãos.

No Domingo de Ramos a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.

Nenhum comentário: