sábado, 7 de janeiro de 2012

Solenidade da Epifania do Senhor


Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” 
(Mateus 2,2).
Epifania é a manifestação de Jesus a todos os povos da Terra, representados na figura dos três reis magos. É a manifestação de Deus na pessoa frágil do menino Jesus.
Nas palavras de Santo Agostinho: “Este dia salienta a sua grandeza e sua humilhação: Aquele que na imensidade do céu se revelava pelo sinal de um astro era encontrado quando o procuravam na estreiteza da gruta. Frágil em seus membros de criança, envolto em faixas, é adorado pelos Magos e temido pelos maus!”
A festa da Epifania tem o mesmo significado do Natal, pois nos remete à alegria de recebermos o Salvador dos braços de Maria, sua Mãe e ao júbilo dos pastores ao ver a sua Estrela sobre a gruta de Belém.
Na adoração dos santos Reis a Igreja vê as primícias do chamado e do acolhimento à fé por todas as nações. Como o povo escolhido não acolhera a “Palavra feito Carne”, foi dado o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles que nasceram de Deus.
Todos nós somos convidados a nos sentirmos como os Reis Magos, peregrinos na fé, junto com toda a humanidade que enfrenta o cansaço da viagem longa, na busca contínua de um sentido para a vida e para as contradições e percalços da caminhada.
O encontro com Jesus nos leva a partir para uma nova vida, no lugar onde cada um vive, trabalha, estuda... alí devemos ser comunicadores da ternura e do Amor de Deus que se faz presente na fragilidade de uma criança!

Nenhum comentário: