quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Circular de Dom Sergio com orientações litúrgicas para o ciclo do Natal


Dom Sérgio Aparecido Colombo



                                                  
Assunto: Orientações Pastorais para o Ciclo do Natal.  
               

  1. A COR LITÚRGICA é a violácea, para distinguir do roxo penitencial da quaresma. No terceiro domingo – GAUDETEpode ser usada, a cor rósea.
  2. A COROA DO ADVENTO, com ramos verdes e quatro velas, que vão sendo acesas progressivamente, a cada domingo, lembram o costume judaico de celebrar a vinda da luz à humanidade, dispersa pelos quatro pontos cardeais. As velas podem fazer parte da procissão de entrada e ser acesas nos ritos iniciais com um refrão apropriado para cada domingo, ou pequena oração: “Bendito sejas, Deus da vida, pela Luz de Cristo, estrela da manhã a quem esperamos com toda a ternura do coração” ou “Bendito sejas, Deus das promessas, porque iluminas nossa vida com a chegada da Luz, Jesus Cristo, teu Filho, a quem esperamos com ternura e alegria”. No quarto domingo, a vela pode ser conduzida por uma mulher grávida e crianças. A coroa do advento nos lembra ainda a vigilância permanente e abertura ao Senhor que sempre vem. Ela marca o ritmo de espera deste tempo. “É preciso estar sempre acordados e com lâmpadas acesas”!
  3. Aproveitar o início do ano litúrgico e melhorar a acolhida das pessoas, para que sejaMAIS AFETUOSA e assim manifeste mais verdadeiramente a presença de Deus entre nós. Eucaristia é o sinal privilegiado da presença e ao mesmo tempo da espera do Senhor:“Até que ele venha”.
  4. Tempo de aprofundar e melhorar a qualidade das relações: na família, na comunidade, na vizinhança, no trabalho. O Senhor que vem, já está no meio de nós.
  5. Tempo de ESCUTAR DE MODO NOVO a PALAVRA DE DEUS. Ele fala pela Bíblia, pela Eucaristia, pelas pessoas, pelos pobres e pelos acontecimentos. Atenção: Dar destaque ao LECIONÁRIO, livro oficial na liturgia da Palavra e que a Palavra de Deus seja proclamada do mesmo, e não de folhetos que depois são jogados fora. PREPARAR BEM OS LEITORES E SALMISTAS. Mais que leitura, a Palavra de Deus precisa serPROCLAMADA COM ALEGRIA, CONVICÇÃO e, sobretudo COMPREENDIDA pela comunidade reunida.
  6. Dar um TEMPO DE SILÊNCIO após cada leitura e homilia, possibilitando um diálogo amoroso, orante e comprometido entre Deus e a assembléia.
  7. A resposta às Preces pode ser cantada: “Vem, Senhor Jesus, Vem!” ou “Vem, Senhor! Vem, Senhor! Vem libertar o teu povo!”. 
  8. Os CANTOS SEJAM DO ADVENTO, para expressar o Mistério de Cristo, próprio deste tempo. Consultar o Hinário Litúrgico, volume I da CNBB e o CD Liturgia IV, Advento, da Paulus.
Omite-se o Glória, reservado para a noite e o tempo do Natal.
  1. Utilizar a Benção final própria do Advento e do Natal.

            MONTAGEM DO PRESÉPIO.
a)      Pode ser montado ao longo do Advento.  No primeiro domingo: terra, areia, pedras, troncos e galhos secos, juta, lona, papel pedra; no segundo domingo: serragem verde ou grama, plantas, água; no terceiro domingo: estátuas dos pastores, ovelhas, jumento e boi – as crianças podem levar estas peças, no final da missa, no local onde está sendo montado o presépio; no quarto domingo: as imagens de José e de Maria podem ser colocadas na gruta por uma família.      Na noite de Natal, a entronização da imagem do Menino JesusAs         estátuas dos magos devem ser colocadas na Epifania do Senhor.    
Este modo catequético de montar o presépio possibilita à comunidade visualizar os sinais da aproximação da chegada do Senhor.
           
      b) Pode também ser montado para o quarto domingo, reservando a imagem do     
           Menino Jesus para a Noite de Natal.                    
                          
 NOTAS IMPORTANTES:
                   
01.    Não descaracterizar o sentido do Advento, antecipando o Natal com árvore de natal, pisca-piscas, festões, fitas, luzes e bolas coloridas, “próprias do Natal”. Vamos deixar o Advento ser Advento. Cuidado para não levar para a Igreja e para o Templo, a mentalidade consumista do Natal, presente em nossa sociedade. O uso de flores deve ser moderado. Melhor que flores, um tronco ao lado da Mesa da Palavra, com um broto (de uma planta), recordam o profeta Isaias: “Do tronco de Jessé sairá um ramo, um broto nascerá de suas raízes” (Is 11,1).
02.    A Noite e todo o Tempo do Natal é que devem ter maior brilho.
03.    Incentivar a Novena do Natal em Família como uma das formas privilegiadas para a preparação do Natal.
 04.  Oportunizar ao povo, horários especiais para o sacramento da confissão.
 05.  Utilizar o material da Campanha da Evangelização de 2010, ENCARNAÇÃO                                   
         e NOVA CRIAÇÃO – EM CRISTO SOMOS NOVAS CRIATURAS, a partir  
         da Solenidade  de  Cristo Rei   conscientizar  a comunidade sobre a importância
         da  COLETA  nos  dias 11 e 12   de   dezembro  de  2010,   sábado   e  domingo,         
         lembrando que sua finalidade é levar avante, a obra evangelizadora  da  Igreja no  
         Brasil. No domingo anterior, os fiéis devem ser lembrados deste compromisso.  
         oferta no envelope como propõe a CNBB, valoriza a Campanha. Nenhuma
         Paróquia pode se omitir.
06.  Os subsídios litúrgicos do Setor de Liturgia da CNBB e a revista Vida Pastoral da
        Paulus poderão enriquecer estas orientações.

  As propostas acima, não são sugestões apenas, e sim orientações do Bispo Diocesano para o Ciclo do Natal. Devem, portanto, ser acatadas. Cada Paróquia com suas Comunidades, possibilidades reais e criatividade, devem executá-las.
                         

                                                                                                          
Dom Sérgio Aparecido Colombo
Bispo Diocesano
“Como aquele que serve”

Nenhum comentário: