sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mês do Rosario

Como surgiu o Rosário?

Desde o século IX, a recitação dos salmos era a oração oficial da Igreja, conhecida como Liturgia das Horas. Os 150 Salmos recitados pelos monges eram assistidos pelos fiéis que desejavam participar desta prática de oração. Isto, porém, para a época era muito difícil, pois a maioria do povo não tinha acesso ao estudo, poucos sabiam ler e, para decorá-los era impossível.

Foi então, que um monge teve a iniciativa de recitar 150 Pai-Nossos em substituição aos Salmos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.

Até o século VII (depois do ano 600), a frase do anúncio do anjo a Maria era a antífona do ofertório do quarto domingo de Advento. É antiga também a recitação da parte da “Ave Maria” que recordava a mensagem do anjo e as palavras de Isabel a Nossa Senhora quando esta a visitou. O nome Jesus no final da primeira parte e a segunda parte foram introduzidos em torno do ano 1480.

Posteriormente fez-se uma combinação dos saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo ou Maria Santíssima, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.


Esta designação de “rosário” pode ter origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias. Daí o rosário, mas dividido em três partes, resultando o terço.
Cada dez Ave-Marias, um fato da vida de Jesus e de Maria: cinco fatos da infância: mistérios da alegria (gozosos); cinco fatos da dor, da paixão e morte (dolorosos); cinco da vitória de Cristo e da participação de Maria nela (gloriosos). Como ficava fora a pregação de Jesus, João Paulo II, em 16 de outubro de 2002, acrescentou cinco mistérios da luz (luminosos). Assim, o rosário passa a ter 200 Ave-Marias (duzentas rosas) e cada série de cinco mistérios passa a ser um quarto. Mas, pela tradição, continuar-se-á a falar em rezar um terço ou um rosário.


O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
No Santo Rosário a oração mental é a meditação sobre os principais mistérios ou episódios da vida, morte e glória de Jesus Cristo e de sua Santíssima Mãe.
A oração verbal consiste em recitar as dezenas da Ave Maria, sendo cada dezena iniciada por um Pai Nosso, e finalizada por um Glória ao Pai e uma jaculatória.


A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando a Virgem apareceu a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.



Como rezar?
Oferecimento 

Divino Jesus, nós vos oferecemos este Terço que vamos rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Concedei-nos, por intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, as virtudes que nos são necessárias para rezá-lo bem e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção. 

Sinal da Cruz 

Pelo sinal da santa cruz, livra-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

Credo 

Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém. 

Pai-nosso 

Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. 

Ave-Maria 

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém. 

Glória 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Em cada mistério, reza-se um Pai-nosso, dez Ave-Marias, um Glória e a jaculatória. 

Jaculatória
Oh! Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Agradecimento 

Infinitas graças vos damos, Soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo do vosso poderoso amparo e, para mais vos implorar, nós vos saudamos com uma Salve-Rainha. 

Salve-Rainha 

Salve, Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre virgem Maria. 

Rogai por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém. 

Mistérios 

Mistérios Gozosos 
(segundas-feiras e sábados) 

1.º - Anúncio do anjo Gabriel à Maria (cf. Lc 1,26-38). 

2.º - Visita de Maria a sua prima Isabel (cf. Lc 1,39-56). 

3.º - Nascimento de Jesus em Belém (cf. Lc 2,1-21). 

4.º - Apresentação do menino Jesus no Templo (cf. Lc 2,22-40). 

5.º - Encontro de Jesus no templo entre os doutores (cf. Lc 2,41-52). 

Mistérios Luminosos 

(quintas-feiras) 

1.º - Batismo de Jesus no Jordão (cf. Mt 3,13-17). 

2.º - Revelação de Jesus nas bodas de Cana (cf. Jo 2,1-12). 

3.º - Anúncio do Reino de Deus e convite à conversão (cf. Mc 1,14-15). 

4.º - Transfiguração no Monte Tabor (cf. Lc 9,28-36). 

5.º - Instituição da Eucaristia (cf. Lc 22,14-20). 

Mistérios Dolorosos 

(terças e sextas-feiras) 

1.º - Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras (cf. Mt 26,36-46). 

2.º - Flagelação de Jesus (cf. Mt 27,26-31). 

3.º - Coroação de espinhos de Jesus (cf. Mt 27,29). 

4.º - Jesus a caminho do Calvário (cf. Jo 19,17-24). 

5.º - Crucificação e morte de Jesus (cf. Jo 19,18-37). 

Mistérios Gloriosos 

(quartas-feiras e domingos) 

1.º - Ressurreição de Jesus (cf. Jo 20,1-18). 

2.º - Ascensão de Jesus aos Céus (cf. Lc 24,50-53). 

3.º - Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos (cf. At 2,1-13). 

4.º - Assunção de Maria aos Céus (cf. Sl 44,11-18). 

5.º - Coroação de Maria no Céu (cf. Ap 12,1-4). 

Nenhum comentário: