quinta-feira, 24 de junho de 2010

Santos Juninos, por Pe. Ronald Godoy


Santo Antônio de Pádua, São João Batista, São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

Neste mês de junho celebramos os festejos de alguns dos santos mais populares da tradição espiritual da Igreja Católica Apóstolica Romana. No dia 13 junho a Festa de Santo Antônio de Pádua, no dia 24 de junho o nascimento de São João Batista e no dia 29 de junho a de São Pedro e São Paulo. Como a Igreja nos ensina a rezar pela intercessão destes santos?

Na cultura do individualismo predomina o particular, aquilo que é o meu e não aquilo que é o nosso. Então temos: a minha casa, o meu carro, a minha televisão, etc. A vida em família, em comunidade, em sociedade acaba por sofrer com os reflexos desta mentalidade cultural e forma de viver. Até no modo de rezar acaba ocorrendo o predomínio daquilo que necessito para o meu bem-estar e a minha felicidade. No entanto, a Igreja ensina que ao rezar o cristão católico não procure seus próprios interesses, mas reze sobretudo pelos outros.

São Paulo na Carta aos Filipenses vai nos dizer que: “Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros” (Fl 2,4). Os santos celebrados neste mês de junho nos proporcionam um exemplo admirável disto que Paulo fala em sua carta. Os santos participam da tradição viva da oração, seja pelo seu exemplo de sua vida, seja por seus escritos ou mesmo por sua forma de rezar.

Lembrando que a oração de intercessão figura entre uma das formas de oração cristã. Interceder, pedir em favor de outro, desde Abraão, é próprio de um coração que está em consonância com a misericórdia de Deus. Na intercessão, aquele que ora ‘não procura seus próprios interesses, mas pensa, sobretudo nos dos outros e reza mesmo por aqueles que o fazem mal.

Que possamos aprender a rezar de um modo diferente: não somente pelas nossas necessidades individuais, mas principalmente as dos outros. Com as festas juninas que celebramos neste mês nos lembremos dos exemplos grandiosos destes santos que festejamos e possamos rezar com confiança e fé: Santo Antônio de Pádua, São João Batista, São Pedro, São Paulo, rogai por nós!

Pe. Ronald Teodoro de Godoy

e-mail: pe.ronaldgodoy@gmail.com

Nenhum comentário: