terça-feira, 6 de outubro de 2009

Liturgia e Celebrações Litúrgicas.

Ø O Que é Liturgia?

Liturgia é, antes de tudo, AÇÃO. Ação supõe movimento. A liturgia se expressa mediante palavras e gestos. Por isso, dizemos que a Liturgia e feita de sinais sensíveis, ou seja, sinais que chegam aos nossos sentidos (audição, tato, olfato, paladar, visão).

Antigamente, fora do campo religioso, Liturgia queria dizer Ação do Povo. A igreja passou a aplicar este termo para indicar ação do povo Reunido para expressar sua Fé em Deus.

Ø O que é celebrar?

Celebrar tem vários significados: festejar em massa, solenizar, honrar, exaltar, cercar de cuidado e de estima.

O ser humano é naturalmente celebrativo. As pessoas facilmente se reúnem para celebrar aniversários, vitórias esportivas, formaturas, batizados, casamentos, funerais, etc.

Ø Celebrações Litúrgicas

O que são celebrações litúrgicas? São encontros de Deus com o seu povo reunido. Esses encontros se realizam mediante algumas condições que chamamos Elementos Constitutivos da celebração litúrgica.

Os principais elementos que constituem uma celebração litúrgica são seguintes:

  1. Assembléia: São pessoas batizadas que se reúnem para celebrar.

  1. Ministros: Há Ministros ordenados –Bispo, Padres, Diáconos-e os Ministros Instituídos – Leitores e Acólitos.Há inúmeros outros ministros não ordenados, nem instituídos: ministros extraordinários da eucaristia, ministros da palavra, ministros do batismo...e ministros para os vários serviços da celebração litúrgica

  1. Proclamação da Palavra de Deus: Leitura de um trecho da Bíblia, escolhido para a celebração.

  1. Palavra da Igreja (Sermão Pastorial): Explicação da palavra proclamada, homilia, e orações.

  1. Ações Simbólicas: Ritos e símbolos mediantes os quais os fiéis entram em comunhão com Deus.

  1. Cantos: Indispensável na celebração, os cantos expressam harmonia dos cristãos, unida pela mesma fé.

  1. Espaço: Local da celebração, mas significa também ocasião para se reforçar os laços de fraternidade, momento da organização e luta por melhores condições de vida, e ambiente da festa humana.

  1. Tempo: É a sucessão de horas do dia e da noite, e também o instante da graça de Deus: são momentos em que Deus, desde toda a eternidade, vai realizando seu plano de salvação na história humana.

Nenhum comentário: