quinta-feira, 5 de março de 2009

Sugestoes Liturgicas para o mes de Março de 2009

2º Domingo da Quaresma
07-08 Março 2009
Leituras: Gênesis 22; Salmo 115; Romanos 8;
Marcos 9, 2-10 (Transfiguração).

A salvação é oferecida a todos.

Ao nosso redor há tantas pessoas que se afastaram da nossa comunidade. Há crianças morando nas ruas, jovens entregues às drogas, é incontável os que passam fome e os que não tem casa onde morar. O que essa situação tem a ver com a nossa preparação para a Páscoa e com o evangelho da Transfiguração de Jesus? Essa realidade nos mostra que precisamos transfigurar / mudar a sociedade em que vivemos por meio de nossas ações fraternas, solidárias e proféticas.

Sugestões para a Celebração:

- Onde for possível a comunidade se reúne fora da Igreja ao redor de uma grande cruz. Quem preside faz o sinal da cruz e no Ato penitencial convida a todos a fazer sua caminhada quaresmal (procissão rumo a Igreja).
- No ofertório (ou após o Evangelho) pode entrar cartazes recordando as realidades que hoje precisam ser transfiguradas, transformadas, especialmente em relação ao tema da CF (Campanha da Fraternidade). pode ser recortes de jornal e revistas, desenhos, ou objetos.
- Fazer uma prece especial ou uma homenagem no final da celebração para as mulheres no seu Dia Internacional.
- Rezar a oração da CF.

3º Domingo da Quaresma
14-15 Março 2009
Leituras: Êxodo 20; Salmo 18; I Coríntios 1;
João 2, 13-25 (Expulsão dos Mercadores no Templo).

A nova casa de Deus é a comunidade dos crentes.

Jesus expulsa os vendilhões do Templo para mostrar que sua casa, a assembléia reunida, não é lugar de exploração e nem de alienação. Somos chamados hoje a uma verdadeira purificação nos colocando diante do Senhor que nos pede um culto perfeito, nascido na sinceridade do coração, da solidariedade e da justiça. Esse é o novo e verdadeiro culto que Jesus quer que façamos!

Sugestões para a Celebração:

- No ofertório levar o cartaz da CF oferecendo a Deus a participação da comunidade na Campanha.
- Motivar os grupos que fazem encontros da CF (CF em família, Via Sacra, etc.) para que convidem mais pessoas para participar desses encontros e da vida da comunidade. Essa é a forma mais concreta de sermos discípulos-missionários.
- Lembrar que dia 19 de março é dia de São José, esposo de Maria.

4º Domingo da Quaresma
21-22 Março 2009
Leituras: II Crônicas 36; Salmo 136; Efésios 2;
João 3, 14-21. (Jesus fala da Serpente levantada no deserto).

Deus é rico em misericórdia.

Jesus erguido numa cruz atrai e salva a todos. Ele é a prova do quanto Deus amou o mundo. Quanto a nós é necessário fazer uma opção clara e decidida por nosso Senhor Jesus Cristo. Essa opção deve nos tornar capazes de cativar os que andam nas trevas da injustiça, da pobreza e da violência.

Sugestões para a Celebração:

- A cor litúrgica de hoje é o rosa (ou róseo). Pode-se preparar o espaço da celebração com sinais de alegria, como as flores. Os instrumentos musicais podem dar um toque de festividade a toda a celebração.
- Fazer entrada solene da cruz (com a imagem de Cristo nela), acompanhada de velas e de algum símbolo ligado à CF. e coloca-la em lugar de destaque.
- Durante a proclamação do evangelho erguer a cruz diante da comunidade.
- Lembrar que 25 de março é solenidade da anunciação do Senhor.

5º Domingo da Quaresma
28-29 Março 2009
Leituras: Jeremias 31; Salmo 50; Hebreus 5;
João 12,7-9. (Querem ver Jesus).

Em Cristo está a nova aliança.

Aproximando-nos do final da Quaresma somos convidados a ver Jesus, o que isso significa? Por que ver Jesus? Vê-lo é compreender sua atitude e desvendar seu projeto. Jesus mesmo explica esse projeto fazendo uma meditação sobre a “hora”. Essa “hora” é o final da sua vida terrestre, que se aproxima. Ou seja, a “hora” é o momento no qual o amor gratuito de Deus é expresso na cruz.

Sugestões para a Celebração:

- Trazer na procissão de entrada (ou no ofertório) uma vasilha com terra e algumas sementes. (lembrando a comparação feita por Jesus no evangelho).
- Na oração da assembléia lembrar os acontecimentos e as ações da comunidade que são sinais de vida e ressurreição.
- Entregar os envelopes para a coleta da CF. e alem disso motivar gestos concretos sobre a CF na nossa comunidade.

Nenhum comentário: