segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sugestoes Liturgicas para o mes de Fevereiro de 2009

6º Domingo do Tempo Comum
14-15 de Fevereiro 2009

Leituras: Levitico 13; Salmo 31(32); I Coríntios 10;
Marcos 1, 40-45 (Cura de um leproso).

Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.
Hoje o Evangelho nos narra a cura de um leproso. A enfermidade era ligada diretamente ao pecado. Jesus considera a vida humana mais importante, por isso acolhe o homem, livra-o da lepra e possibilita sua inclusão social. Todos temos direito à vida e a ser respeitados em nossa dignidade humana, por isso é dever de todos nós a promoção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais fraterna.

Sugestões para a Celebração:

- Salientar o abraço da paz, para que todos possam tocar o outro num gesto de acolhida.
- O Ato Penitencial pode ser por aspersão com a seguinte motivação: “Derramarei sobre vós uma água pura e sereis purificados” (Ez 36, 25).
- Fazer uma prece especial pelo Multirao de Comunicação da América Latina, que se realizará nos dias 12 a 17 de Julho 2009, em Porto Alegre.
- Os detalhes na decoração da Igreja merecem cuidado especial, pois nunca devem se sobrepor ao essencial. As flores, por exemplo, não são mais importantes que o altar, o ambão e outros lugares simbólicos. Os excessos desvalorizam os sinais principais, como a mesa do altar, da palavra, o pão e o vinho, etc. a sobriedade na decoração favorece a concentração no mistério. (Guia litúrgico pastoral).


7º Domingo do Tempo Comum
21-22 de Fevereiro 2009
Leituras: Isaias 43; Salmo 40(41); II Coríntios 1;
Marcos 2, 1-12 (Cura do paralitico).

Vendo sua fé disse: Filho, os teus pecados estão perdoados.
O Tempo da Quaresma se aproxima e desde já surge o apelo ao perdão e a reconciliação com Deus. Como no domingo passado, mais uma vez o milagre da cura do corpo é sinal visível de que a humanidade necessita enxergar as grandes maravilhas de Deus. Jesus não quer que o encontremos só como medico do corpo, mas como um homem-Deus rico em misericórdia, ao qual imploramos o perdão de nossos pecados.

Sugestões para a Celebração:

- O Ato Penitencial, momento especial de perdão e cura, pode ser feito após a homilia, e seja feito com algum gesto concreto como, por exemplo, lavar as mãos numa bacia com água.
- Um canto adequado para hoje é: “Pelos pecados, erros passados...”.
- Na procisao das ofertas, ou de entrada, trazer uma cartaz com os dizeres: Perdão e cura.
- No final da celebração lembrar o início da Quaresma, com a abertura da Campanha da Fraternidade, na quarta-feira de cinzas, também dia de jejum e abstinência.



Quarta-feira de cinzas

25 de Fevereiro 2009
Leituras: Joel 2; Salmo 50; II Coríntios 5;
Marcos 6, 1-6,16-18 (Convertei-vos e crede no Evangelho!).

Reconciliai-vos com Deus!
Hoje a comunidade cristã é convocada a acolher a ação misericordiosa de Deus e voltar a Ele. E isso será feito pela Oração, Jejum e pela Caridade, as três boas obras mencionadas no Evangelho.

Sugestões para a Celebração:

- Na procissão de entrada trazer o cartaz da Campanha da Fraternidade, que é colocado num lugar de destaque. Este mesmo cartaz pode entrar em todas as celebrações da quaresma.
- Explicar o sentido das cinzas: sinal de arrependimento pela nossa condição de pecadores.
- Rezar a Oração da Campanha da fraternidade.
- Os cânticos são próprios para este tempo.

Nenhum comentário: