1º Domingo do Advento
28-29 de Novembro
Leituras: Jeremias 33; Salmo 24(25); I Tess. 3;
Lucas 21, 25-28.34-36 (Parusia: manifestação gloriosa do Senhor)
Os que em ti esperam não ficam envergonhados.
A liturgia de hoje nos coloca na dinâmica ativa da espera e do crescimento espiritual. Na perspectiva do natal do Senhor esperançosos e vigilantes aguardamos o dia da parusia, que é a manifestação gloriosa do Senhor.
Sugestões para a celebração:
- A comunidade reunida é sinal do advento do Senhor, por isso recomenda-se dar uma especial atenção aos ritos iniciais. Fazer uma acolhida afetuosa às pessoas, reconhecendo em cada uma delas a presença do Senhor que chega entre nós.
- a resposta das preces pode ser cantada e de acordo com a perspectiva de espera, como: “vem, senhor Jesus!” Ou “vem Senhor! Vem libertar o teu povo!”.
- Hoje se acende a primeira vela da coroa do advento. A vela de cor verde simbolizando a esperança, palavra que deriva de espera.
- Pode-se armar o presépio, mas aos poucos. Hoje se coloca só o cenário e os animais.
- Pode-se também armar a arvore de natal e espalhar enfeites natalinos pela Igreja, conforme for o costume.
- Lembrar da Campanha da Evangelização.
2º Domingo do Advento
5-6 de Dezembro
Leituras: Baruc 5; Salmo 125; Filipenses 1;
Lucas 3, 1-6 (João Batista clamou no deserto)
Preparai o caminho do Senhor!
A liturgia de hoje nos convida a preparar caminho e endireitar veredas para que a mensagem divina encontre espaço na vida e no coração de todos nós. Nesta celebração veremos que o Senhor vem para salvar e alegrar seu povo, por isso uma sincera conversão ao projeto de Deus se impõe a nós.
Sugestões para a celebração:
- Recordar no início da celebração ou na reflexão, de acordo com o salmo, quais são as maravilhas que o Senhor fez conosco?
- Trazer um cartaz na procissão de entrada com os dizeres: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” ou outra da liturgia de hoje.
- Se possível expor uma imagem de João Batista.
- Acender a vela vermelha da coroa do advento dizendo um refrão de acordo com a liturgia de hoje, como: “Preparemos a estrada do Senhor!”
- Encerrar com a Benção solene própria do advento.
- Recordar que na próxima semana é a coleta da campanha da evangelização dizendo para onde será destinado esse dinheiro.
3º Domingo do Advento
12-13 de Dezembro
Leituras: Sofonias 3; Salmo (Isaias 12); Filipenses 4;
Lucas 3, 10-18 (Parusia: manifestação gloriosa do Senhor)
Alegrai-vos sempre no Senhor!
O dia de hoje é chamado “domingo da alegria” ou Gaudete. Somos tocados por uma grande alegria devido à proximidade da vinda do Senhor. Aquele que esperamos se aproxima e quer renovar sua aliança conosco, por isso preparemos com alegria o advento do seu Reino.
Sugestões para a celebração:
- A cor litúrgica de hoje é o rosa ou róseo.
- Acender a vela rosa da coroa do advento com um refrão inspirado nas leituras de hoje.
- Mesmos com as tristezas que encontramos nesse mundo, recordar com a comunidade os motivos de alegria e de esperança, como sinal da presença amorosa e fiel de Deus em nosso meio.
- Hoje se pode cantar o santo, as aclamações, Pai nosso, Amém, Cordeiro de Deus, etc.
- Hoje é o dia da coleta da campanha da evangelização, se possível recordar mais uma vez a destinação desse dinheiro. separá-lo da coleta e entregá-lo na matriz.
- Bênção final própria do advento.
- Apartir de hoje pode-se colocar no presépio os personagens: Pastor, Maria, José, reis magos, etc. exceto o menino Jesus.
4º Domingo do Advento
19-20 de Dezembro
Leituras: Miquéias 5; Salmo 79; Hebreus 10;
Lucas 1, 39-45 (Maria visita Isabel)
Bendita és tu entre as mulheres.
Neste domingo abre-se para nós o clarão do amanhecer na figura de duas mulheres grávidas e na expectativa de um novo parto da salvação de Deus. O acendimento das quatro velas da coroa do advento nos confirma a chegada plena da luz no seio bendito de Maria, a cheia de graça.
Sugestões para a celebração:
- Uma mulher grávida pode entrar com o cartaz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” e/ou acender a última vela (Branca) da coroa.
- Valorizar a participação das gestantes e das mães em geral nos vários momentos da celebração, como nas leituras e preces.
- O Evangelho pode ser encenado ou dialogado.
- Cantar o Magnificat, se possível na comunhão.
Anuncio-vos uma grande alegria:
Hoje nasceu para vocês um salvador que é o Cristo, o Senhor!
FELIZ NATAL!
Nenhum comentário:
Postar um comentário