quarta-feira, 10 de março de 2010

Orientações litúrgico-pastorais de Dom Sérgio para Quaresma

-       No tempo da Quaresma não se ornamenta o altar com flores.
-       A cor litúrgica é a roxa. Pode ser usada a cor rósea no Domingo Laetare – quarto Domingo da Quaresma, “próximo ao grande dia”.
-       Quarta Feira de Cinzas e Sexta Feira Santa são dias de JEJUM e ABSTINÊNCIA. (Cf. as orientações no Diretório para a Liturgia). É preciso sempre lembrar ao povo, o verdadeiro sentido desses exercícios quaresmais, unidos à oração e ao silêncio. Assumidos e exercidos livremente, alavancam a nossa preparação para a Páscoa. Retomar a importância do gesto da imposição das cinzas, feitas com ramos de oliveira, outras plantas e palmas, bentas no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, como sinal do desejo sincero de conversão. As cinzas que sobraram podem fazer parte da procissão das ofertas e no final da celebração, levadas para as pessoas que não puderam participar. Articular a Quaresma e a Campanha da Fraternidade com o temaEconomia e Vida, e o lemaVocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24). A verdadeira conversão implica em justiça e solidariedade na relação entre as pessoas e nas circunstancias concretas da vida, hoje tão ameaçada. Toda Quaresma, é caminho Pascal.
-       Na Quaresma, omitem-se o canto do Glória e o Aleluia.
-       A organização do espaço litúrgico e todas as celebrações devem apontar para o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. É nesse contexto que devemos situar a Quaresma. Sobriedade e despojamento são fundamentais. A Cruz, o Altar, o Ambão, a Cadeira Presidencial a Pia Batismal devem ganhar destaque. O cartaz da CF, sinalizando o tema e o lema de 2009 deve estar em lugar visível. A cada Domingo, a Cruz poderá ser enriquecida com símbolos ou gestos ligados aos Textos Bíblicos ou ao tema da CF. Moderar a altura dos instrumentos. Eles  têm a finalidade de sustentar o canto. O uso das baterias tem feito muito barulho e prestado um desserviço à liturgia. Não usá-las, sobretudo, no tempo da quaresma seria salutar.  Durante a Quaresma, valorizar o Ato Penitencial, usando a criatividade (ajoelhar-se, inclinar-se, aspersão do povo...). Embora não tenha a força de sacramento, o mesmo propicia a experiência da misericórdia de Deus, apelo à conversão e disposição interior para participação na celebração eucarística.

-       Onde houver o costume de entronizar a Palavra de Deus, lembro que a mesma (no Lecionário) deve ser levada na procissão de entrada com a Cruz e as velas. É fundamental a preparação dos leitores, para que a Palavra de Deus seja proclamada, acolhida e compreendida por todos, não simplesmente lida, e às vezes, muito mal. Um breve silêncio entre as leituras e após a homilia permite que o diálogo amoroso entre Deus e o seu povo atinja mais profundamente cada pessoa. É preciso investir na formação dos leitores.
-       Aproveitar a Quaresma para a preparação próxima aos sacramentos da iniciação cristã: BatismoConfirmação e Eucaristia. Que membros da Comunidade, que fizeram as etapas, possam recebê-los na noite da Páscoa. Utilizar o itinerário proposto pelo Rito da Iniciação Cristã dos Adultos – RICA.
-       O segredo da preparação da homilia e da celebração está no trabalho e no esforço da equipe litúrgica, num clima orante, na gratuidade, congregada pelo amor à liturgia e à comunidade, desafiada a preparar celebrações vivas, participadas, criativas, piedosas, alegres e cheias de Deus.

-       A Homilia na Celebração Eucarística seja proferida pelo Padre, articulando a proposta da Palavra de Deus de cada Domingo, com a CF.

-       A Oração da CF pode ser feita no lugar das Preces dos Fiéis ou após a oração pós -comunhão.

-       Cantos, refrões, louvações, expressem o mistério celebrado no tempo litúrgico.Dar importância ao canto do Salmo que, como parte constitutiva da Liturgia da Palavra deve ser recitado ou cantado do Ambão ou Mesa da Palavra.

-       Atenção: Consultar o Hinário Litúrgico da CNBB, volume II e o CD da Quaresma e CF de 2010. Todo o povo deve cantar a Liturgiae não apenas um grupo de privilegiados. Na Quaresma é oportuno usar as orações eucarísticas da Reconciliação, mais indicadas para esse tempo, não esquecendo os prefácios próprios que são de uma densidade pascal muito grande. Toda a Comunidade Eclesial deve ser esclarecida e motivada, desde o começo da Quaresma, para ogesto concreto da Campanha da Fraternidade. São muitos os modos de penitência, partilha e solidariedade, que podem colaborar para que a Igreja em   todo o Brasil continue concretizando  projetos  de  ação evangelizadora e  social,  sobretudo  nas  regiões  mais  carentes.  Este ano a CF reflete sobre a urgência de um modelo econômico que esteja a serviço da vida e do bem comum. É a dimensão comunitária e social da Quaresma. Todos devem receber o envelope no final da Quaresma e devolvê-lo no Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, dia 28 de março com a oferta, fruto da penitência quaresmal. Nenhuma Paróquia ou Comunidade pode omitir-seAtenção: a contribuição que muitas  de  nossas  Paróquias  recebem da ADVENIAT é fruto da oferta de muitos cristãos generosos  e  simples  trabalhadores, mas  comprometidos com a Igreja e seus projetos sociais.         
-       Disponibilizar horários para ouvir os fiéis em confissão. É meu desejo que haja o       mutirão para as confissões nas Paróquias das Foranias.     

-       12.  Incentivar a Quaresma e a CF em Família. No subsídio - CF em Família,                encontra-se a Via Sacra, um dos exercícios espirituais privilegiados para esse           tempo.

-       A CF precisa acontecer também fora dos ambientes eclesiais. É preciso empenho para que a mesma aconteça junto às Escolas, Ambientes de Trabalho, nos Meios de Comunicação Social, Centros de Poder e de Decisão, Grupos da Sociedade e, onde for possível, junto a irmãos de outras Igrejas Cristãs, etc., sobretudo este ano, por ser Ecumênica.

-       O lançamento da CF pode ser feito na semana anterior à Quarta Feira de Cinzas,  
-       com a presença da Comunidade, Autoridades, Membros de outras Igrejas Cristãs, MCS, etc. Nesta oportunidade, apresentar  os  Objetivos  da  CF  e todo material catequético - litúrgico.


-       Façamos da Quaresma, uma verdadeira participação no mistério pascal de Cristo. Sofremos com Ele para participar de sua glória e sentir, na vida, a alegria de sua Ressurreição (cf. Rm 8,17).      


DOM SÉRGIO APARECIDO COLOMBO
Bispo Diocesano

Nenhum comentário: