Neste mês dedicado à Nossa Senhora, podem ser feitas diversas homenagens, como entradas da imagem, coroação, rezas do terço, etc.
Caprichem, pois ela merece o melhor!
4° Domingo de Páscoa
02-03 Maio 2009
Leituras:Atos 4; Salmo 118; I João 3;
João 10, 11-18 (O Bom Pastor)
Eu sou o bom pastor!
Hoje é o domingo do bom pastor e Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Neste 4º Domingo da Páscoa Jesus ressuscitado, como bom pastor revela ternura e cuidado para com seu povo, e em especial com os pobres e sofredores. Ele é o pastor que doa sua vida para o rebanho tenha vida em abundancia. O Pai nos conceda a graça de viver em sua comunhão e na doação gratuita e generosa aos nossos irmãos e irmãs.
Sugestões para a Celebração:
- Um ícone de Cristo como Bom Pastor auxiliará a comunidade a contemplar sua presença em nosso meio. Esse ícone pode vir na procissão de entrada juntamente comum cartaz escrito: “Eu sou o Bom Pastor e dou a vida pelas minhas ovelhas”.
- Nas preces da comunidade recordar o Dia Mundial de Orações pelas Vocações sacerdotais e religiosas rezando uma Oração Vocacional.
- Convidar as pessoas ao abraço da paz, partilhando a alegria de quem se sente conduzido pelo amor do Bom Pastor.
- O canto de comunhão pode ser o salmo 23: “O Senhor é meu pastor...” ou “pelos prados e campinas...”.
5° Domingo de Páscoa
09-10 Maio 2009
Leituras: Atos 9; Salmo 22; I João 3;
João 15, 1-8 (A videira e os ramos)
Eu sou a videira verdadeira!
Celebramos hoje o domingo da videira e dos ramos e também o dia dedicado às mães. Cristo ressuscitado nos convoca a uma relação de intimidade comparada à dos ramos com o tronco da arvore. A comunidade dos discípulos-missionários que permanecer unida ao ressuscitado terá vida plena e, como a videira, produzirá os frutos desejados pelo Pai. Esta comunidade será verdadeira testemunha do carinho de Deus no meio da sociedade.
Sugestões para a Celebração:
- Acolher com carinho e destacar a presença das mães na comunidade. Se oportuno convida-las a entrar acompanhando a procissão de entrada.
- Incluir nas preces da comunidade intenções pelas mães.
- A procissão do ofertório também pode ser feito pelas mães.
- Destacar a oração do Pai nosso como sinal de unidade intima com o Pai. E reza-lo de mãos dadas simbolizando a união “dos ramos” (da comunidade).
- Se possível colocar uma pequena arvore junto a mesa da palavra (ambão).
6° Domingo de Páscoa
16-17 Maio 2009
Leituras: Atos 10; Salmo 98; I João 4;
João 15, 9-17 (Mandamento do Amor)
Amai-vos uns aos outros!
Celebramos hoje o domingo do mandamento do amor e somos convidados a contemplar o amor de Deus revelado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus Cristo. Amando o próximo devemos dar nossa resposta às inúmeras manifestações do amor terno de Deus para com seu povo.
Sugestões para a Celebração:
- Criando um ambiente orante antes da celebração pode-se cantar o refrão: “Onde reina o amor, fraterno amor. Onde reina o amor, Deus aí está”.
- Acolher com amor os irmãos e irmãs que chegam com símbolos que representam o amor, como um coração vermelho com a mensagem: “Como Eu vos amei, amai-vos uns aos outros”. Depois, no ofertório, as pessoas podem ofertar esse coração, como se estivessem oferecendo o seu amor a Deus. No final da celebração distribuí-los novamente.
- Como acolhida amorosa, fazer o abraço da paz no início da celebração,.
- O canto da comunhão pode ser: “Prova de amor maior não há...” ou “Eu vos dou um novo mandamento...”.
7° Domingo de Páscoa
Ascenção do Senhor
24-25 Maio 2009
Leituras: Atos 1; Salmo 47; Efésios 1;
Marcos 16, 15-20 (ascenção de Jesus)
Vão pelo mundo inteiro e a todos anunciem a Boa Nova!
O mistério da Ascenção de Cristo significa “elevação” também para nós. Ele elevou-se ao céu, não para afastar-se de nós, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá, um dia, à gloria do Pai. Hoje, não comemoramos uma despedida, mas um novo modo d`Ele estar presente conosco todos os dias.
Sugestões para a Celebração:
- Valorizar as resposta da assembléia ao dizer: “Ele está no meio de nós”.
- Realçar a leitura dos Atos dos Apóstolos, ela pode ser cantada ou dialogada.
- Incentivar a participação na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa hoje, acompanhando (até pela TV) as iniciativas, grupos e celebrações preparadas para essa ocasião.
- O evangelho pode ser dialogado por um rapaz, que diz a fala de Jesus e por uma moça, que faz o restante.
- Na mensagem final lembrar que: Movidos pelo Espírito Santo e pelas bençaos de Deus seremos testemunhas até os confins da terra e realizaremos com as mais diferentes expressões a missão salvadora de Jesus na sociedade em que vivemos.
Domingo de Pentecostes
30-31 Maio 2009
Leituras: Atos 2; Salmo 103; I Coríntios 12;
João 20, 19-23 (Aparição do ressuscitado)
Recebei o Espírito Santo!
Concluindo a caminha da Páscoa, hoje, o Senhor nos reúne para celebrar o dom do Espírito Santo, que, conforme Ele havia prometido, é soprado sobre toda a comunidade reunida. Esse Espírito nos renova, transforma e edifica. Com os seus dons, fortalece a nossa missão de anunciar a Boa Nova até os confins do mundo.
Sugestões para a Celebração:
- Na precisão de entrada, um cartaz com o desenho dos sete dons do Espírito Santo.
- Cantar a sequência: “A nós descei divina luz...” enquanto se acendem, no altar, sete velas coloridas representando os dons.
- Convidar os agentes de pastorais, que são pessoas que colocam os seus dons à serviço da comunidade, para que rezem, junto ao círio pascal, a oração do Creio, como sinal de renovação de seu serviço.
- Após a benção final apagar a chama do círio pascal, pois este é o último dia em que ele estará junto ao altar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário